24/09/2024
13:38

Veja curiosidades do confronto entre Atlético e Fluminense

Veja curiosidades do confronto entre Atlético e Fluminense

Atlético e Fluminense decidem, nesta quarta-feira (25), quem fica com a vaga nas semifinais da Copa Libertadores. A partida acontece na Arena MRV, às 19h. No jogo de ida, vitória da equipe carioca por 1 a 0.

O confronto acontece desde 1939 e há muitas histórias nesse duelo. Desde partidas decisivas em mata-mata ou até uma disputa por título do Campeonato Brasileiro. Veja a lista de momentos históricos do confronto.

Primeiro jogo e goleada

A primeira partida registrada entre as equipes foi em janeiro de 1937, pelo Torneio dos Campeões. O Atlético perdeu por 6 a 1. A equipe mineira até tentou reverter o placar no segundo jogo, vencendo por 4 a 1, mas foi o suficiente.

Nova goleada

Em 1975, o Atlético foi novamente goleado pelo tricolor carioca. Desta vez, na primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano. Os gols do Flu foram marcados por Zé Maria, Silveira, Manfrini e dois de Paulo César Caju.

Em 1992, as equipes se enfrentaram pela primeira vez em uma competição internacional. Na edição da extinta Copa Conmebol, Atlético e Fluminense fizeram dois duelos na fase primeira fase do torneio. No primeiro jogo, disputado no Rio de Janeiro, o Fluminense derrotou o Atlético por 2 a 1. Já na partida de volta, em Belo Horizonte, foi a vez do Atlético dar o troco e aplicar uma goleada de 5 a 0, garantindo a classificação para a próxima fase.

Já em 1993, as equipes se enfrentaram novamente na Copa Conmebol. Na partida de ida, disputada no Mineirão, o Galo venceu por 2 a 0. Já no jogo de volta, o Fluminense venceu pelo mesmo placar, levando o jogo para os pênaltis, onde o Galo conseguiu a vitória.

Copa do Brasil

As duas equipes fizeram dois duelos na Copa do Brasil e ambos terminaram com a classificação do Atlético.

O primeiro foi em 2000, nas quartas de final do torneio. No primeiro jogo, disputado no Rio de Janeiro, houve um empate por 3 a 3. As equipes voltaram a empatar na segunda partida, em Belo Horizonte, por 2 a 2. Como na época havia o critério de desempate pelo gol marcado fora de casa, o Atlético acabou se classificando.

O duelo mais recente foi na Copa do Brasil de 2021. O Atlético, que naquele ano ganhou a competição, venceu os dois jogos. Na partida de ida, no Engenhão, uma vitória por 2 a 1. Já na volta, em Belo Horizonte, o Galo venceu por 1 a 0.

Partida histórica

Em 2012, as duas equipes fizeram a partida mais emblemática do confronto. Disputando o título do Campeonato Brasileiro daquele ano, o tricolor carioca foi até a Arena Independência. A partida valia muito para o Atlético, que precisava se aproximar da liderança.

O jogo teve ótima atuação do goleiro do Fluminense, Diego Cavalieri, que fez mais de 10 defesas durante a partida.

O atacante Wellington Nem abriu o placar aos 13 minutos da segunda etapa. Logo depois, Jô empatou para o Atlético e, aos 37 minutos, virou o placar. Aos 40, Fred empatou novamente a partida.

O gol da vitória do Atlético aconteceu no final da partida. Aos 48 minutos, Ronaldinho cruzou para Leonardo Silva que sacramentou a vitória do Atlético.

Confira a matéria completa em: zug.net.br