21/11/2024
18:03

Problema com Aerolula adia chegada do presidente ao Brasil; avião deu voltas no ar por cinco horas

Problema com Aerolula adia chegada do presidente ao Brasil; avião deu voltas no ar por cinco horas

BRASÍLIA – A chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Brasil precisou ser adiada por conta da falha que o obrigou a trocar de avião na terça-feira (1º), no retorno do México. A previsão, agora, é que ele pouse na Base Aérea de Brasília (DF) por volta de 9h desta quarta-feira (2). A viagem deve durar, ao todo, 10 horas, contando uma escala no Panamá.

Lula embarcou no chamado Aerolula – o avião presidencial operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) – por volta de 17h10 pelo horário de Brasília (ou 14h10 pelo horário local) de terça-feira no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, na Cidade do México, e tinha previsão de chegar às 4h18.

A tripulação, no entanto, verificou um problema técnico logo após a decolagem. A aeronave teve que dar voltas no ar por cerca de cinco horas para queimar combustível e conseguir pousar em segurança com o tanque mais leve. O peso de decolagem de um a avião não pode ser o mesmo do de pouso para evitar problemas na pista.

Imagens de sistemas que monitoram o espaço aéreo por radar mostram o Aerolula dando voltas em círculos, em direções que formaram um desenho semelhante a um 8, no céu do México. O movimento é entendido como uma operação de segurança e comum na aviação.

Depois de conseguir pousar, Lula embarcou novamente em um avião reserva da Presidência da República. A decolagem do Aeroporto Felipe Ángeles aconteceu por volta de 23h30, na Cidade do México.

O presidente retornou ao Brasil junto a uma comitiva que incluiu outras autoridades e a primeira-dama Janja da Silva. Eles participaram, na terça-feira, da posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum. Ela é a primeira mulher a presidir a país. Nesta quarta-feira, a agenda de Lula não tem compromissos oficiais.

 

Confira a matéria completa em: zug.net.br