BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou, nesta segunda-feira (24), Friedrich Merz, líder conservador do partido que venceu as eleições na Alemanha no domingo (23). Segundo Lula, a vitória acontece em um “momento de grande sensibilidade” no mundo.
“Quero cumprimentar Friedrich Merz e seu partido pela vitória no pleito eleitoral de ontem. Sua eleição ocorre em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”, disse.
Lula se manifestou por meio de uma nota oficial e citou que “a Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”.
“Nossos países têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global. Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos”, acrescentou.
O presidente brasileiro destacou ainda que a implementação do Acordo entre o Mercosul e a União Europeia e a realização da COP 30 no Brasil “são caminhos facilitadores desse processo”. A COP 30, nome da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, acontecerá em novembro em Belém (PA).
Friedrich Merz é líder da União Democrata Cristã (CDU) na Alemanha. O partido conservador tradicional recebeu 28,5% dos votos e declarou vitória depois das urnas de todos os 299 distritos apuradas. Merz faz parte da direita moderada na Alemanha, mas já flertou com alas políticas mais radicais.