25/07/2024
03:20

Prefeitura de Ipatinga chama atenção para o risco de queimadas urbanas

WhatsApp
Facebook
X
Prefeitura de Ipatinga chama atenção para o risco de queimadas urbanas

Pelo menos cinco pontos já foram afetados por focos de incêndio no município, apesar de 21 km de aceiros realizados, informa a Sesuma. Ação providencial evitou destruição de reserva junto à avenida Maanaim, na última semana.

A Prefeitura de Ipatinga alerta que as queimadas urbanas são consideradas crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei nº 9.605, de 1998.

“É muito importante que haja colaboração dos cidadãos, não colocando fogo em lixo doméstico, terrenos baldios e áreas vegetadas”, observa a diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam) da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Fernanda Freitas. Ela acrescenta que, “nesse sentido, além de se conscientizarem, as pessoas devem orientar parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas”.

Para denunciar ocorrência de queimadas, os munícipes podem ligar para o telefone (31) 3829-8079.

De acordo com a Sesuma, somente neste ano de 2024, como medida de prevenção, já foram feitos por iniciativa do poder público mais de 21 km de aceiros em diversas regiões da cidade, todos com cinco metros de largura. Com o tempo seco, há sempre o risco de queima da vegetação, já tendo sido registrados pontos de incêndio em áreas verdes entre os bairros Recanto e Nova Esperança, avenida Maanaim e rua Amazonita, na mata ciliar próxima ao campo do Novo Cruzeiro e, ainda, no pomar urbano próximo à rotatória da av. Londrina, no Veneza II.

O que são os aceiros
Os aceiros são faixas onde a vegetação é completamente eliminada da superfície do solo. O objetivo é prevenir a passagem do fogo para áreas de vegetação, evitando-se assim a propagação de queimadas, que também oferecem perigos às vidas humana e animal.

Em época de seca, especialmente entre os meses de abril e agosto, é comum o registro de queimadas em pastos, e uma das formas de evitar o problema é produzir os aceiros.

Ação emergencial

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Sesuma, informou que um incêndio provocado na avenida Maanaim, junto à margem do ribeirão Ipanema, na manhã da última quinta-feira (6), só não alcançou proporções maiores graças a um aceiro providencial montado através da empresa terceirizada responsável por zelar das áreas verdes do município.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (10), a administração municipal relatou que as equipes mobilizadas agiram rapidamente, combatendo as chamas com sopradores e água de caminhão-pipa. O incêndio que irrompeu no local ameaçava a Área de Preservação Permanente (APP), que recentemente passou por um amplo processo de recuperação da vegetação e hoje possui farta arborização já estabelecida. Felizmente, a reserva não foi afetada.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM