16/10/2024
13:22

Polícia Federal Desmantela Esquema de Fraude Milionária no Seguro DPVAT em Operação Nacional

Polícia Federal Desmantela Esquema de Fraude Milionária no Seguro DPVAT em Operação Nacional

“A ação fraudulenta resultou em um prejuízo de 2,5 milhões de reais, com a conivência de profissionais da saúde e beneficiários.”

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (16/10) as operações Acidentados e Bones II, que visam desarticular organizações criminosas especializadas em fraudes ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT). As ações ocorreram simultaneamente em cinco cidades mineiras — Formiga, Luz, Piumhi, Guapé — e em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais, além de serem impostas medidas cautelares que incluem restrições de movimentação e comunicação entre os investigados.

A investigação foi iniciada após a Caixa Econômica Federal (CEF) alertar sobre irregularidades em solicitações de indenizações. Corretores de seguros, em conluio com médicos e fisioterapeutas, falsificavam documentos para inflar os valores do seguro DPVAT, lesando o sistema em um montante estimado em 2,5 milhões de reais. Em alguns casos, beneficiários envolvidos tinham plena ciência da fraude, contribuindo para o esquema criminoso.

Os suspeitos poderão ser indiciados por associação criminosa, falsificação de documentos e estelionato, crimes que, somados, podem levar a penas de até 14 anos de reclusão. A ação destaca o compromisso das autoridades em combater fraudes que prejudicam os cofres públicos e a sociedade.

(Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)

Confira a matéria completa em: zug.net.br