21/11/2024
14:06

PF mira deputado Gustavo Gayer em operação contra desvio de cota parlamentar

PF mira deputado Gustavo Gayer em operação contra desvio de cota parlamentar

BRASÍLIA – O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) é o principal alvo de operação deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (25) contra suspeitos de desviar dinheiro público de cota parlamentar e falsificar documentos para criar uma organização da sociedade civil.

Além do deputado, são investigados assessores dele. Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, agentes encontraram mais de R$ 70 mil em dinheiro na casa de um assessor de Gayer. O deputado teve o celular apreendido.

Cerca de 60 policiais foram às ruas para cumprir 19 mandados de busca e apreensão em quatro cidades de Goiás: Goiânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Aparecida de Goiânia.

O grupo é investigado pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio. As ordens foram emitidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), que viu elementos suficientes.

A operação foi batizada como Discalculia, nome dado a transtorno de aprendizagem relacionado a números, “porque foi identificada falsificação na ata de assembleia da constituição da organização social”, segundo a PF. No quadro social da entidade, havia nomes de crianças de 1 e 9 anos.

Gustavo Gayer se pronunciou no início da manhã, por meio de vídeo publicado em rede social. Disse não saber o motivo da operação e confirmou que policiais federais estiveram na casa dele.

“O que eu sei até agora é que esse inquérito foi aberto no mês passado, 24 de setembro, né? Está aqui, ó, não dá para saber nada, ter nenhuma informação do que se trata. Sei que alguns assessores meus também receberam a busca e apreensão”, disse Gayer.

“Vieram na minha casa, levaram meu celular, HD, meu SSD. Essa democracia relativa está custando caro para o nosso país. Alexandre de Moraes determinou essa busca e apreensão agora, aqui no documento não fala o porquê. Numa sexta-feira, sendo que a eleição é no domingo”, prosseguiu o deputado.

Gayer faz campanha para Fred Rodrigues (PL) na disputa pela prefeitura de Goiânia. Ele enfrenta Sandro Mabel (União Brasil). Fred tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto Mabel é o candidato do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Inicialmente, o candidato de Bolsonaro em Goiânia era Gustavo Gayer, que teria Fred como vice em sua chapa. Gayer desistiu da candidatura a pedido de Bolsonaro e de outras lideranças do partido.

Confira a matéria completa em: zug.net.br