22/11/2024
02:23

Operação Policial Desvenda Esquema de Desvio de Químicos para o Tráfico de Drogas no Vale do Aço

Operação Policial Desvenda Esquema de Desvio de Químicos para o Tráfico de Drogas no Vale do Aço

Imagem Divulgação/PF

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Militar de Coronel Fabriciano resultou, na manhã desta quinta-feira (26), na deflagração da operação “Aço Falcões”, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso responsável pelo desvio de produtos químicos para abastecer o tráfico de entorpecentes.

A Justiça de Coronel Fabriciano expediu 40 ordens de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. As medidas foram cumpridas em diversas cidades de Minas Gerais, como Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Belo Horizonte, Patos de Minas, Ponte Nova e Ipaba, além da cidade paulista de Bragança Paulista.

Conforme as investigações, o grupo criminoso teria movimentado cerca de 1.200 kg de substâncias químicas nos últimos anos, permitindo a adulteração de aproximadamente 6 toneladas de cocaína. As autoridades estimam que o valor movimentado gire em torno de R$ 35 milhões, sendo R$ 25 milhões revertidos ao tráfico.

As operações financeiras eram realizadas com o suporte de esposas de líderes criminosos, incluindo detentos e foragidos. Além disso, eram utilizadas “laranjas” para ocultar a origem dos recursos e promover a lavagem de dinheiro. Por questões de sigilo, a PF não divulgou os nomes dos envolvidos.

De acordo com a Polícia Federal de Minas Gerais, o grupo investigado teria se especializado em redirecionar produtos farmacêuticos para o crime organizado, ampliando a produção de drogas por meio de misturas ilícitas.

Confira a matéria completa em: zug.net.br