18/09/2024
23:10

Ministério Público cria grupo para combater vulnerabilidades sociais em comunidades

Ministério Público cria grupo para combater vulnerabilidades sociais em comunidades

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta segunda-feira ( 26 de agosto), o Grupo Nacional de Apoio Comunitário, Inclusão e Participações Sociais, Combate à Fome e à Pobreza ( GNS-Social). A criação do grupo foi anunciada durante o Encontro Nacional de Atuação do Ministério Público em Apoio Comunitário, Inclusão e Participação Sociais, Combate à Fome e à Pobreza, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, disse que a criação do GNA vai acelerar os trabalhos de inclusão social em parceria entre Ministério Público e governo Federal. “ Até 2026, juntos, queremos tirar o Brasil do mapa da Fome e sermos um país de classe média” disse o ministro.

Segundo Dias, o Brasil tem o desafio de combater a insegurança alimentar e nutricional. E a aposta do país está principalmente, em eixos como a transferência de renda pelo Bolsa Família e como a produção e distribuição de alimentos . “Hoje, atendemos 40 milhões de crianças e adolescentes nas escolas com alimentação saudável “, garantiu.

De acordo com o ministro, é necessário garantir a logística e a atuação dos bancos de alimentos, restaurantes populares e cozinhas solidárias nos Estados.

A solenidade também marcou a celebração dos 15 anos do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais, Combate a Fome e a Pobreza (CAO-Cimos).

O procurador-geral do MPMG, Jarbas Soares, destacou a relevância deste centro para facilitar o diálogo do Ministério Público com os movimentos populares e o povo. “Temos que combater o crime? Claro! Mas também buscar respostas para outras demandas sociais da sociedade”, ressaltou Jarbas Soares.

Confira a matéria completa em: zug.net.br