O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou na tarde desta segunda-feira (19) o número consolidado de pessoas que realizaram as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) em 228 municípios brasileiros, no domingo (18). De acordo com a pasta, 970.037 inscritos compareceram ao certame nos dois turnos.
Isso quer dizer que a taxa de abstenção ficou em 54,12%. Entre os candidatos que se inscreveram nas cotas de pessoas com deficiência (PCD), a abstenção foi menor: 39,28%.
Em Minas Gerais, a taxa de ausência ficou maior do que a média nacional: 55,72%. Mas o estado brasileiro com maior percentual de candidatos que não compareceram foi o Ceará, com percentual de 59,65%. O Distrito Federal foi a unidade da federação que registrou o menor número de ausentes, com percentual de 43,39%.
Entre os blocos, o que registrou o maior percentual de candidatos ausentes foi o 8 (bloco nível intermediário), com 62% de ausentes. Este bloco foi dedicado a carreiras de nível médio.