BRASÍLIA – Com viagem marcada para a Rússia no dia 22 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre para aproveitar viagens oficiais e participar da campanha de segundo turno de petistas e aliados.
Na quarta-feira, o presidente viaja a Natal (RN) para anunciar investimentos do governo federal no estado. Lula também deve participar de evento político com a candidata do PT à Prefeitura da cidade, Natália Bonavides. No segundo turno, ela enfrenta o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), que largou na liderança, com 44,15% dos votos obtidos no primeiro turno. A petista alcançou 28,51% do eleitorado.
Na quinta-feira (17), Lula anuncia a expansão do programa Pé de Meia, em Salvador (BA) e, na sexta-feira (18), desembarca em São Paulo, onde lança o programa Acredita, para concessão de crédito para microempreendedores. Na capital paulista, o presidente deve participar de ato de campanha do candidato Guilherme Boulos (Psol).
No primeiro turno, a participação do presidente nas campanhas eleitorais foi tímida. Por isso, ele tenta se engajar mais no segundo turno em algumas capitais. A prioridade deve ser vencer aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, para conter o avanço da direita nas grandes cidades. Na semana passada, o petista teve agenda em Fortaleza (CE) e em Belém (PA).
Em entrevista na semana passada, Lula admitiu que é preciso “rediscutir” o papel eleitoral do PT diante do primeiro turno. Em 2024, o partido elegeu 248 prefeitos no primeiro turno e ainda está na disputa em 13 cidades, sendo quatro capitais (Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Cuiabá). Na última eleição municipal, em 2020, foram 182 prefeitos eleitos e nenhuma capital. Do total, quase 70% foram no Nordeste, com 168 municípios. Piauí e Bahia foram os estados com mais prefeitos eleitos: 50 e 49, respectivamente.
“Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais ganhamos as que já governamos (Contagem e Juiz de Fora), mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, perdemos inclusive Araraquara, onde tínhamos certeza que iríamos ganhar. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema…. Em Teresina, todo mundo dava como certa a eleição do candidato do PT (Fábio Novo)”, declarou Lula.