O processo de licenciamento anual é obrigatório para todos os veículos registrados no Brasil, e o não cumprimento pode resultar em multas, pontos na CNH e até apreensão do veículo.
No entanto, existem alguns fatores que podem bloquear a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Esses impedimentos podem ser resolvidos com a regularização das pendências, conforme alerta o Gringo, aplicativo especializado na simplificação dos serviços para motoristas.
Veja abaixo os 4 principais motivos de bloqueio do licenciamento:
Débitos pendentes: multas e IPVA em atraso
Um dos motivos mais comuns para o bloqueio do licenciamento é a existência de débitos pendentes, como IPVA e multas não pagas. As multas registradas no Renainf, relativas a infrações cometidas em estados diferentes do licenciamento do veículo, também são frequentes.
Falta de transferência de propriedade
Outro problema recorrente é a falta de transferência do veículo para o novo proprietário. Isso pode impedir a regularização do licenciamento e gerar complicações legais para quem comprou o carro.
Bloqueio judicial e apreensão do veículo
Veículos com restrições judiciais ou apreendidos também enfrentam dificuldades para a emissão do CRLV. Em ambos os casos, é necessário seguir as orientações dos órgãos responsáveis para resolver a situação.
Recall não atendido
Quando um veículo é chamado para recall e o reparo não é feito, o licenciamento também pode ser bloqueado. O proprietário deve procurar a montadora ou concessionária para regularizar essa questão.