Os 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil serão conhecidos através de sorteio ao vivo nesta sexta-feira (7), a partir das 15h. O evento será transmitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Ao todo, 80 clubes estarão envolvidos na cerimônia, dentre eles, os mineiros Atlético, América, Athletic, Tombense e Pouso Alegre. O Cruzeiro também disputará a competição, mas entrará somente a partir da terceira fase.
O sorteio da Copa do Brasil será realizado em um hotel na zona oeste do Rio de Janeiro. Os 80 clubes foram divididos em oito potes (veja ao final da matéria), de acordo com a colocação de cada um deles no Ranking Nacional de Clubes (RNC).
Os confrontos serão sorteados entre equipes dos grupos A x E, B x F, C x G e D e H.
Além do Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo, que disputam a Libertadores deste ano, além de CRB (vice da Copa do Nordeste), Paysandu (campeão da Copa Verde) e Santos (campeão da Série B) entram direto na 3ª fase da Copa do Brasil.
VAGA DO CRUZEIRO
O Cruzeiro entra diretamente na 3ª fase, mesmo sem ter sido campeão no ano passado ou estar na Libertadores. Nono colocado no Brasileirão 2024, a Raposa ficou coma a vaga porque o regulamento da Copa do Brasil determina que 12 equipes entrem na 3ª fase do torneio, e apenas 11 alcançaram o direito via torneios. Assim, a equipe mineira ganhou um lugar.
Mudança no regulamento
O regulamento da Copa do Brasil mudou para este ano em relação às últimas oito temporadas. Tanto a 1ª quanto a 2ª fases serão em jogo único, mas agora haverá decisão por pênaltis caso a partida termine empatada. Antes, a equipe de melhor ranking se classificava em caso de igualdade.
Apesar de haver o sorteio da Copa do Brasil, o regulamento prevê de antemão que os jogos da 1ª fase serão realizados nos domínios das equipes com pior posição no RNC. Além disso, o sorteio desta sexta (7) também já define o chaveamento da 2ª fase.