Tieta (1989), que está em reprise nas tardes da Globo, no Vale a Pena Ver de Novo, se tornou alvo do Ministério da Justiça de São Paulo, e complicou sua representação nos fins de tarde da emissora carioca.
Isso porque, o órgão reclassificou a obra escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linahres, que foi exibido originalmente entre 1989 e 1990. Agora, a trama estrelada por Betty Faria é imprópria para menores de 14 anos, por conter por conter drogas, linguagem imprópria e violência.
O MJSP ressaltou, em justificativa, que a determinação foi feita com base nas cenas de “drogas lícitas, conteúdo sexual e violência”. Além disto, a “a decisão é válida para a obra completa e para as derivadas que porventura estejam em exibição”.
Em cartaz desde dezembro, Tieta se tornou alvo de uma série de cortes pelo excesso de cenas e abordagens de temas considerados polêmicos há 35 anos – e até os dias de hoje. Além das cenas, até a abertura, protagonizada pela modelo Isadora Ribeiro, em que surgia totalmente nua, nunca foi veiculada na atual reprise da novela.
O post Em reprise na Globo, ‘Tieta’ vira alvo de ação do Ministério da Justiça foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.