Na noite deste domingo (12), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), anunciou que foi encontrada a décima vítima do deslizamento de terra causado pela intensa chuva que atingiu o município na madrugada de domingo.
De acordo com o prefeito, a vítima estava em uma residência localizada na Rua Turim, no bairro Bethânia, onde outras quatro pessoas já haviam sido encontradas sem vida. Entre elas estava Sofia de Oliveira, de apenas 7 anos.
A tragédia também ceifou a vida de outra criança, Hiago Vitor, de 8 anos, que residia na Rua Boston, também no Bethânia. Ele foi atingido pelo desmoronamento da casa onde morava.
Entre as vítimas estão ainda os idosos Eva Pereira Angelino, de 69 anos, e Sebastião Angelino, de 78, moradores da Rua Tucanuçu, no bairro Vila Celeste.
O velório das vítimas começou na noite de domingo, na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Beija-flor, no bairro Chácaras Madalena. Um culto fúnebre foi marcado para às 7h30 desta segunda-feira (13), com sepultamento previsto para às 9h.
Em coletiva de imprensa realizada na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethânia, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas, Gustavo Nunes informou que 150 pessoas estão desalojadas.
Segundo o prefeito, a intensidade da chuva foi muito maior do que o esperado. “Só no bairro Bethânia foram registrados 204mm de chuva na madrugada de domingo, o equivalente a 204 litros de água por metro quadrado. Com o solo já encharcado, os deslizamentos se tornaram inevitáveis. Não havia previsão de uma chuva tão intensa”, explicou.
Relatos de moradores indicam que a chuva começou por volta de 1h30 e só cessou às 5h, causando enormes estragos em várias regiões do município.
Para ajudar na recuperação da cidade, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) enviará, nesta segunda-feira, 80 detentos que cumprem pena em regime semiaberto e realizam trabalho externo. Eles serão mobilizados para limpar as ruas e os locais mais atingidos pela destruição causada pelo temporal.