25/09/2024
15:27

Genro de Lula tem candidatura indeferida e reage: ‘a velha política correu pro tapetão’

Genro de Lula tem candidatura indeferida e reage: ‘a velha política correu pro tapetão’

A ação foi movida pelo MPE, que apontou o parentesco com Lula como condição de inelegibilidade; Danilo recorreu da decisão do TRE e segue candidato

BRASÍLIA – O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) negou o registro de candidatura do genro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cidade de Barra dos Coqueiros. Danilo de Lula, como se apresenta, disputa o cargo de prefeito.

A campanha dele recorreu da decisão e, por enquanto, ele segue candidato. O caso deve ser agora analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O indeferimento foi na segunda-feira (23). O TRE alterou uma decisão da Zona Eleitoral de Barra dos Coqueiros que havia liberado a candidatura. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontou que o genro de Lula é inelegível.

A Constituição Federal torna inelegíveis o cônjuge e parentes até o segundo grau do presidente da República, governador, prefeito, ou de quem os tenha substituído nos seis meses anteriores à eleição. A única exceção é se o candidato já ocupar cargo eletivo e concorrer à reeleição.

Danilo de Lula mantém união estável com Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente da República. A relação foi apontada pelo MPE para pedir a impugnação da candidatura.

O MPE argumentou que é de conhecimento público que o candidato é genro de Lula a partir de várias reportagens sobre o assunto e que a relação do casal é amplamente divulgada nas redes sociais. Além disso, apontou que o nome de campanha “Danilo de Lula” foi alterado para “Danilo” na Justiça Eleitoral – nas redes sociais, ele mantém o nome do presidente da República em seus perfis.

Danilo de Lula declarou que “a velha política”, ao ver seu desempenho nas pesquisas eleitorais, “correu pro tapetão”. “Eles querem nos impedir de disputar as eleições, mas não se preocupe! Sou candidato e minha foto estará nas urnas e no seu coração”, publicou em suas redes sociais.

“Não caia no discurso do lado de lá, de quem quer impedir o povo de chegar ao poder. Eles querem vencer no grito, impondo o medo, mas eu digo: a esperança venceu o medo no Brasil e tenho certeza que vencerá na Barra! Seguiremos firmes e fortes”, completou.

 

Confira a matéria completa em: zug.net.br