21/11/2024
21:13

Flávio Dino dá 15 dias para Lula reforçar combate ao fogo na Amazônia e no Pantanal

Flávio Dino dá 15 dias para Lula reforçar combate ao fogo na Amazônia e no Pantanal

BRASÍLIA – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva organize, no prazo de 15 dias, uma força-tarefa de combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal. A decisão foi tomada no âmbito de uma ação do partido Rede Sustentabilidade, que pede a tomada de medidas para a preservação dos biomas.

Segundo Dino, o Poder Executivo deve reunir os ministérios da Defesa, da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente para mobilizar agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional e da Fiscalização Ambiental. O efetivo dos órgãos deve atuar para coibir as queimadas ilegais e prevenir novas ações criminosas.

Outra medida sugerida pelo ministro é a abertura de créditos extraordinários no Orçamento federal para financiar as ações. O dinheiro também deve custear a eventual contratação emergencial de novos equipamentos a serem usados para conter os incêndios.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a Amazônia registrou mais de 50 mil focos de incêndio desde janeiro. O número é 77% maior do que no mesmo período do ano passado. Já no Pantanal, somente na primeira semana de agosto, foram detectados 1.899 focos de calor, quantidade também acima da média histórica para todo o mês.

Os incêndios têm afetado diretamente o cotidiano em outras regiões do país. Nos últimos três dias, Brasília amanheceu sob fumaça, prejudicando seriamente o índice de qualidade do ar na capital.

 

Confira a matéria completa em: zug.net.br