06/12/2024
10:08

Empate com Grêmio muda chances do Cruzeiro garantir vaga na Libertadores; confira

Empate com Grêmio muda chances do Cruzeiro garantir vaga na Libertadores; confira

O empate do Cruzeiro em 1 a 1 com o Grêmio, na noite desta quarta-feira (27), no Mineirão, encerrou a 35ª rodada do Brasileirão e, automaticamente, alterou as chances de o time celeste garantir uma vaga na Libertadores 2025.

Até o momento, para ficar com uma das vagas na próxima competição continental, o Cruzeiro precisa terminar o Brasileiro no G7. Essa é a exata colocação da Raposa na disputa. Mas, o time celeste tem ao menos dois grandes concorrentes diretos pela vaga: Corinthians e Bahia.

Antes de a bola rolar no Mineirão, de acordo com a análise do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as chances do Cruzeiro se garantir na Libertadores eram de 32,6%. Agora, após o empate com o Grêmio, as probabilidades caíram para 27%.

No novo cenário, quem passou a condição de ‘favorito’ a ficar com a vaga, de acordo com a análise do Departamento de Matemática da UFMG, foi o Corinthians. A equipe paulista viu suas chances saltarem de 33,1% para 36,8%.

Na análise, o Bahia também se ‘beneficiou’ com o empate do Cruzeiro. As chances da equipe de Salvador abocanhar a tão sonhada vaga na Libertadores de 2025 subiram de 29% para 32,7%. Confira abaixo a ‘gangorra dos números’.

Principais candidatos à vaga:
Chances do Cruzeiro eram de 32,6%; caíram para 27%
Chances do Corinthians eram de 33,1%; subiram para 36,8%
Chances do Bahia eram de 29%; subiram para 32,7%

Quais são os critérios?

O torcedor que confere a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e a análise do Departamento de Matemática da UFMG pode acabar ficando em dúvida: afinal, porque o Cruzeiro, mesmo tendo um ponto a mais que Corinthians e Bahia (48 contra 47), aparece agora com menos probabilidades de se garantir na Libertadores via Brasileirão?

A explicação se deve ao fato de as análises matemáticas serem feitas de acordo com os jogos restantes a que as equipes ainda têm a disputar na competição.

E nesta análise, ganham peso questões como quantas partidas a equipe fará como mandante ou visitante e também que tipo de adversário enfrentará (equipes já rebaixadas, na luta por título ou contra a degola, por exemplo).

Jogos de cada um

Neste sentido, é importante destacar quais partidas Cruzeiro, Corinthians e Bahia ainda terão pela frente nesta reta final do Brasileirão.

Nas últimas três rodadas, o Cruzeiro enfrentará Red Bull Bragantino (fora), Palmeiras (em casa) e Juventude (fora). O ‘detalhe’ e que Bragantino e Juventude lutam contra a degola e o Palmeiras pelo título.

Já Corinthians e Bahia têm inclusive um duelo direto entre eles nos jogos que faltam para completar o Brasileirão. A partida será disputada na Neo Química Arena, em São Paulo.

Antes, entretanto, o Corinthians visita o Criciúma e na última rodada o Grêmio. Já o Bahia, antes do duelo direto com o Corinthians, visita o já rebaixado Cuiabá e depois, na 38ª rodada, recebe o também já rebaixado Atlético-GO.

Cruzeiro: Red Bull Bragantino (fora), Palmeiras (em casa) e Juventude (fora)
Corinthians: Criciúma (fora), Bahia (em casa), Grêmio (fora)
Bahia: Cuiabá (fora), Corinthians (fora), Atlético-GO (em casa).

Ao menos matematicamente, outras cinco equipes ainda têm chances de garantir vaga na Libertadores 2025 via Brasileirão. Entretanto, na prática, as chances são remotas.

Estão neste grupo Vasco, Vitória, Grêmio, Athlético-PR e Atlético, sendo que este último tem apenas mais dois jogos a fazer na competição. Confira o quadro completo com quem ainda teria alguma esperança:

CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO À LIBERTADORES VIA BRASILEIRO

Palmeiras: 70 pontos (já garantido)
Botafogo: 70 pontos (já garantido)
Internacional: 65 pontos (já garantido)
Fortaleza: 64 pontos (já garantido)
Flamengo: 62 pontos (já garantido)
São Paulo: 59 pontos (já garantido)
Corinthians: 47 pontos (36,8% de chances)
Bahia: 47 pontos (32,7% de chances)
Cruzeiro: 48 pontos (27% de chances)
Vasco: 43 pontos (2,5% de chances)
Vitória: 42 pontos (0,45% de chances)
Grêmio: 41 pontos (0,31% de chances)
Athletico-PR: 41 pontos (0,16% de chances)
Atlético: 44 pontos (0,063% de chances)*
*Tem um jogo a mais que os demais adversários

Pode ter G8?

As torcidas que ainda vivem a expectativa de verem seu time carimbando uma vaga na Libertadores ainda podem contar com uma ‘alternativa’ que levaria ao aumento de vagas brasucas na competição internacional.

Caso o Botafogo vença o Atlético na decisão da Libertadores, sábado (30), em Buenos Aires, abrirá mais uma vaga para o Brasil na competição de 2025. Desta forma, o G7 se transformá em G8, com a equipe que encerrar o Brasileirão em oitavo lugar também se garantindo na luta pela ‘Glória Eterna’ na próxima temporada.

Confira a matéria completa em: zug.net.br