Depois de dez dias de pausa para a Data Fifa, o Atlético volta a campo para o duelo decisivo contra o São Paulo, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira (11/9), às 21h45, na Arena MRV, com promessa de casa cheia. Por ter vencido a primeira partida por 1 a 0, no Morumbis, o Galo tem a vantagem do empate. Uma vitória do Tricolor por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
As equipes que avançarem às semifinais da Copa do Brasil receberão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma premiação de R$ 9,45 milhões. Por estarem disputando a Copa Libertadores, Atlético e São Paulo entraram na terceira fase da competição e já garantiram, cada um, pouco mais de R$ 10 milhões no torneio nacional.
O técnico Gabriel Milito preservou alguns titulares na vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O comandante argentino pode repetir o mesmo time que foi a campo no jogo de ida contra o São Paulo, no Morumbis. Os quatro jogadores convocados para as suas seleções na Data Fifa se reapresentaram ao clube e ficam à disposição do treinador.
O zagueiro Junior Alonso (Paraguai), o lateral Guilherme Arana (Brasil), o volante Alan Franco (Equador) e o atacante Eduardo Vargas (Chile) foram titulares nos dois jogos de suas seleções pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Por outro lado, o atacante Alisson, com uma lesão na coxa, e o meio-campista Zaracho, que se recupera de uma cirurgia, são desfalques. Deyverson e Fausto Vera, que já atuaram na Copa do Brasil pelo Cuiabá e Corinthians, respectivamente, também estão fora.
Em busca do tri
O Atlético esteve presente nas 36 edições da Copa do Brasil e chegou às quartas de final em 14 oportunidades. O Galo, no entanto, só conseguiu avançar à semifinal cinco vezes, tendo conquistado o título em 2014 e em 2021.
O Alvinego se apega ao bom retrospecto contra o São Paulo. O time mineiro não perde para o Tricolor há oito jogos. No período, foram cinco vitórias e três empates.
A última derrota do Atlético para o time paulista foi em 2020, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. O São Paulo venceu por 3 a 0 no Morumbis.
O adversário
O São Paulo também tem o reforço de jogadores que estavam convocados pelas suas seleções. O meia-atacante Lucas e o volante Bobadilla, que se enfrentaram na noite de terça-feira (10) na vitória do Paraguai sobre o Brasil, pelas Eliminatórias, foram relacionados pelo técnico Luis Zubeldía. O zagueiro Ferraresi, que defendeu a seleção venezuelana nas Eliminatórias, não viajará para Belo Horizonte.
A novidade entre os convocados por Zubeldía é o lateral-direito Igor Vinícius, que passou por um processo de aprimoramento físico após apresentar risco elevado de lesão muscular.
Atlético x São Paulo
Atlético: Everson; Saravia, Battaglia, Alonso e Arana; Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Sabino e Wellington; Luiz Gustavo e Bobadilla (Marcos Antônio); Wellington Rato (William Gomes), Luciano e Lucas; Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.