21/11/2024
22:40

Com tom conciliador, Aloysio Corrêa da Veiga é empossado novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho

Com tom conciliador, Aloysio Corrêa da Veiga é empossado novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho

BRASÍLIA – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) empossou no início da noite desta quinta-feira (10) o ministro Aloysio Corrêa da Veiga como novo presidente da Justiça Trabalhista no Brasil. O magistrado, que estava na vice-presidência no biênio 2022-2024, assume o cargo por um período de 11 meses até se aposentar compulsoriamente em setembro de 2025, quando completará 75 anos.

Há 43 anos atuando na magistratura trabalhista, marcada por um espírito conciliador, Aloysio Corrêa da Veiga é apontado como um ministro que privilegia o diálogo na busca de soluções consensuais para os conflitos entre empregados e empregadores.

Mediações conduzidas por ele, inclusive, resultaram em acordo que evitaram ou encerraram greves de categorias como aeronautas, empregados de correios, eletricitários e petroleiros. Acordos de cooperação de sua iniciativa levaram a União, bancos e órgãos públicos a desistir de milhares de processos.

Além da Presidência do TST, Aloysio Corrêa da Veiga TST assume o comando do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Junto com ele tomaram posse os Maurício Godinho Delgado, como vice-presidente do tribunal e do CSJT, e o ministro Vieira de Mello Filho, no cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Os três foram eleitos por aclamação em 12 de agosto.

Solenidade

A sessão foi inicialmente conduzida pelo então presidente Lelio Bentes Corrêa, que esteve à frente do cargo no último biênio. Ele, então, deu posse ao substituto que assumiu o comando da sessão e empossou o vice-presidente e o corregedor, ambos mineiros.

A ministra do Trabalho Maria Cristina Peduzzi discursou em nome do tribunal, seguida do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, e do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti. O ministro Aloysio Corrêa da Veiga fará o discurso final.

Com a aposentadoria do novo presidente, no ano que vem, o TST passará por uma nova eleição para escolha dos ocupantes do biênio seguinte.

Participam da cerimônia os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; do Superior Tribunal Militar (STM), tenente-brigadeiro Joseli Parente Camelo; e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, entre outras autoridades

Saiba mais sobre os novos dirigentes do TST

Presidente

Aloysio Corrêa da Veiga é formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Ingressou na magistratura em 1981 como juiz do Trabalho Substituto na 1ª Região, Rio de Janeiro. Em 1997, tornou-se desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Em 2004, tomou posse como ministro do TST. Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho no biênio 2020/2022 e vice-presidente na atual gestão. Além de sua carreira jurídica, foi professor da Universidade Católica de Petrópolis e membro de várias academias jurídicas.

Vice-presidente

O novo vice-presidente do TST, Maurício José Godinho Delgado, é ministro do TST desde 2007, com vasta experiência jurídica e acadêmica. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é mestre em Ciência Política e doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes de ingressar no TST, foi desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), onde iniciou sua carreira na magistratura em 1989.

Com mais de 40 livros e mais de 130 artigos publicados, é referência em Direito do Trabalho e um dos juristas mais respeitados na área.

Corregedor-geral

Luiz Philippe Vieira de Mello Filho nasceu em Belo Horizonte e formou-se em Direito pela UFMG em 1985. Iniciou sua carreira na magistratura em 1987 como juiz do trabalho substituto no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG). Em 2006, foi nomeado ministro do TST.

Foi diretor da Escola Judicial do TRT da 3ª Região (2001-2003), diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) de 2018 a 2020 e vice-presidente do TST (2020-2022). Também representou o TST no Conselho Nacional de Justiça (2021-2023).

Confira a matéria completa em: zug.net.br