Casa do Atlético, Arena MRV completa primeiro aniversário nesta terça (27) e, mesmo com questões a resolver, já é vista como ‘divisor de águas’ na história do clube
Um ano da realização de um sonho que embalou gerações de atleticanos. Assim pode ser definido o momento vivido pelo Atlético nesta terça-feira, 27 de agosto, data em que a Arena MRV completa seu primeiro aniversário. E só quem já morou de aluguel na vida pode entender a importância, a grandeza e, ao mesmo tempo, a felicidade de superar obstáculos, conseguir erguer sua casa e se sentir, de fato, enfim dono do seu próprio ‘terreiro’.
Claro que ainda há ajustes a fazer, reconhecidos pelo próprio clube. Afinal, fatores fundamentais não saíram como o previsto, em especial o estado do gramado, alvo de preocupações desde a primeira partida, quando tufos de grama se soltavam.
Em função da característica da característica da Arena MRV, que permite pouca incidência de sol ao longo do dia, o Atlético até cogitou a possibilidade de instalação de grama sintética ou ‘híbrida’, mas até mesmo essa medida esbarra na legislação, já que há uma taxa de permeabilidade obrigatória para a liberação do estádio.
Outras questões vieram à tona já com a Arena MRV em funcionamento, como a dificuldade de acústica, até em função do material utilizado para atender as condicionantes para a liberação da obra. Mas tal qual como ocorre também na construção de uma residência, por exemplo, é no dia-a-dia que o dono da casa vai percebendo essa falhas e parte para resolvê-las. A diferença é que no caso do Atlético na Arena MRV isso está tendo que ser feito ‘com a bola rolando’.
Seja como for, mesmo com os problemas apontados, uma coisa ninguém tira: o sentimento de pertencimento do torcedor do Atlético, que, agora sim, pode dizer: “temos nossa casa”. E que já é apontada como uma espécie de divisor de águas.
“É a realização de um sonho. Ter um estádio próprio muda a história de qualquer clube de futebol e tenho certeza que o Atlético vai ser muito feliz na Arena MRV. Vamos ter uma integração maior com a torcida e poderemos ganhar muitos títulos dentro do nosso estádio. Tenho certeza que a Arena MRV mudará mais ainda a história do Atlético e o fará se consolidar como um dos grandes clubes do futebol mundial”, afirma Ricardo Guimarães, acionista da SAF.
O GALO TEM CASA
O sentimento também é compartilhado por Sérgio Coelho, presidente do Atlético. “Nossa Arena MRV inaugurou uma nova era para o Galo e é a realização de um sonho de toda a Massa atleticana. Sempre que estou lá fico emocionado, porque tive a felicidade e a honra de ser o presidente no momento da inauguração. A Arena MRV é a nossa casa. O Galo tem casa”.
Visão semelhante tem Rafael Menin, outro dos ‘4rs’ do Galo, ao lado do pai Rubens Menin e de Renato Salvador. Ele exalta o estádio alvinegro e diz que as falhas serão solucionadas. “Todos os times que chegam à nossa casa a colocam como a melhor da América Latina. Isso dá muito orgulho pra gente, porque a gente sabe o quão difícil foi. A gente sabe que ela ainda não é perfeita e que temos um problema de gramado, teve problema de acústica. É claro que a gente fica sensível a esses dois temas tão caros à torcida, ao time, e faremos todos esforços para poder endereçar esses dois pontos e aí sim a gente poder falar que a nossa Arena, a nossa casa, é perfeita em todos os quesitos”.
Eficiência alvinegra
Inaugurada de forma oficial no ano passado, na vitória de 2 a 0 sobre o Santos, com direito a dois gols de Paulinho, a Arena MRV já foi palco de outras 31 partidas do Atlético neste seu primeiro ano de vida. E mesmo que o time viva um momento delicado em campo, os números do Galo em seu estádio são altamente positivos: foram 20 vitórias, sete empates e apenas cinco derrotas, o que corresponde a um excelente aproveitamento de 69,8%.
Em sua nova casa, o Atlético já enfrentou 27 clubes diferentes. E destes, apenas quatro deixaram o campo com vitória: Cruzeiro, Coritiba, Flamengo e Palmeiras.
Neste primeiro ano de Arena MRV, o Galo já marcou 58 gols e sofreu apenas 28. No total, 16 jogadores tiveram a felicidade de balançar as redes para o Atlético em seu estádio, sendo que Paulinho e Hulk são os maiores goleadores, com 15 gols cada. Confira arte com todos os detalhes deste primeiro ano de vida da Arena MRV.