O setor contribui com dados e estatísticas, mas as decisões são tomadas pelo comitê de futebol do clube
Parte da torcida do Atlético questiona quais são as reais atribuições do Ciga (Centro de Informação do Galo). Essa espécie de conselho tem o propósito de embasar as decisões do clube nas questões ligadas ao futebol, através da utilização de modernas ferramentas de análise.
Ao contrário do que alguns torcedores pensam, o gerente de mercado do Ciga, Rodrigo Weber, esclareceu alguns pontos. O primeiro deles é que o setor não tem poder de tomar decisões, principalmente no que diz respeito a contratações. O Departamento faz uma análise de jogadores do mercado, por exemplo nas posições mais carentes no elenco, e na sequência são apresentados, pelo menos, quatro nomes.
O treinador apresenta suas preferências ao comitê de Futebol, que baseado nas questões de planejamento, orçamento, qualificação técnica e desejo da comissão técnica, define pela contratação, ou não.
Além da parte de ferramentas técnicas, o Ciga tem olheiros, visita clubes brasileiros e do mundo todo para visualizar tudo mais de perto. Fundado em 2018, o setor passou por uma grande reformulação em 2021.
Ele atua em processos de captação (voltado para as categorias de base); de análise de desempenho (base, profissional e adversários); de analytics (análise de dados quantitativos de atletas e equipes); e de análise de mercado.
Recentemente, o Ciga teve papel essencial no fornecimento de estatísticas para a contratação do colombiano Brahian Palacios, de 21 anos. Segundo Weber, todas as decisões são tomadas com base em dados e não em opiniões.
The post Atlético: o que é responsabilidade do Ciga? Entenda appeared first on Portal ZUG – Vale do Aço.