Com a classificação para a semifinal da Copa Libertadores na última quarta-feira (25), após vencer o Fluminense na Arena MRV por 2 a 0, o Atlético segue na briga pela última vaga sul-americana no Mundial de Clubes da FIFA de 2025. O “Super Mundial de Clubes”, como ficou conhecido, vai acontecer entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
Além do Atlético, Botafogo, Olimpia e Peñarol ainda podem se classificar para disputar o torneio. Serão seis vagas para times da América do Sul e cinco já estão definidas.
Por terem vencido a Copa Libertadores nos últimos anos, Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023), já estão classificados. River Plate e Boca Juniors conquistaram a vaga pelo ranking da Conmebol e também estão confirmados no campeonato.
O Atlético se classifica caso vença a Libertadores deste ano. O mesmo vale para o Botafogo e Peñarol. Se o River Plate vencer a competição, por já estar classificado, quem herda a vaga é o Olimpia, via ranking da Conmebol.
Apesar de ter sido confirmado, há o risco do torneio ser cancelado. Segundo informou o jornal italiano Gazzetta dello Sport nesta semana, a FIFA não conseguiu vender todos os direitos de transmissão na América, Ásia, Oriente Médio e Norte da Africa.
A Fifa esperava faturar 4 bilhões de dólares (R$ 21,7 bilhões) com os direitos televisivos, mas ainda não chegou perto do valor. Houve a tentativa de um acordo com a Apple, que ofereceu 1 bilhão de dólares (R$ 5,4 bilhões), mas o negócio não avançou.
Uma possível greve dos jogadores europeus também preocupa a entidade máxima do futebol. Os atletas reclamam da quantidade de jogos que teriam que jogar na temporada. Alguns jogadores de times importantes, como Manchester United, Manchester City, Arsenal e outros, já se manifestaram contrários ao torneio.
O Mundial de Clubes contará com 32 equipes e o sorteio dos grupos está marcado para dezembro deste ano.
Europa (12 vagas)
- Chelsea – Inglaterra
- Real Madrid – Espanha
- Manchester City – Inglaterra
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
- Atlético de Madrid – Espanha
- RB Salzburg – Áustria
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey – México
- Seattle Sounders – EUA
- León – México
- Pachuca – México
África (4 vagas)
- Al-Ahly – Egito
- Wydad Casablanca – Marrocos
- Mamelodi Sundowns – África do Sul
- Espérance – Tunísia
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal – Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds – Japão
- Al Ain – Catar
- Ulsan – Coreia do Sul
Oceania (1 vaga)
- Auckland City – Nova Zelândia