Foi no sufoco, mas o América ainda mantém a esperança de voltar à Série A em 2025. Com gol aos 43 do segundo tempo, o Coelho venceu o Ituano no Independência, por 3 a 2, de virada, e pulou para 55 pontos na tabela de classificação da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Precisando vencer para manter viva a chance de acesso, os donos da casa procuraram o gol logo nos primeiros minutos de jogo. O Coelho começou com mais posse de bola e no campo de ataque adversário, mas sofrendo com os contra-ataques do clube de Itu.
Daniel Júnior foi primeiro a criar uma boa chance de gol, em um chute de fora da área. A pressão americana seguia, mas ainda com problemas defensivos. E foi exatamente assim que surgiu o primeiro gol da partida.
Em jogada pela direita, Marcinho colocou a bola viva na área e o zagueiro Ricardo Silva acabou cabeceando contra o próprio gol. Elias bem que tentou, mas não conseguiu impedir o primeiro da partida.
Mas o América não sentiu o golpe e se mandou ainda mais para o ataque e chegou ao empate com Nícolas, em bela jogada individual. Ele tirou a marcação adversária e tocou no canto do gol defendido por Jefferson.
O empate seguiu para o intervalo e na volta do segundo tempo o Coelho virou a partida com o zagueiro Lucão, que tentou duas vezes para marcar. Mas a torcida americana teve pouco tempo para comemorar. Bruno Xavier empataria cinco minutos depois.
O América seguiu pressionando em busca do gol que manteria a chance de acesso e foi premiado no fim da partida. Fabinho marcou o terceiro americano aos 43, de fora da área e deu números finais a partida.
Agora o América segue torcendo por um milagre. Precisa vencer os dois jogos que restam na competição, contra Ceará e Brusque, e ainda torcer para que o Sport não vença na competição. Já o Ituano segue afundado na 18ª posição e lutando contra o rebaixamento.
Ficha Técnica
- América-MG x Ituano – Brasileirão Série B 2024 – 36ª rodada
- Data: 12/11/2024
- Horário: 19:00 (Horário de Brasília)
- Local: Arena Independência, Belo Horizonte, Brasil
- Arbitragem
- Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
- Assistente 1: Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
- Assistente 2: Luís Filipe Gonçalves Corrêa (PB)
- VAR: Wagner Reway (VAR FIFA-ES)
- América: Elias; Mateus Henrique, Lucão, Ricardo Silva, Nicolas Vichiatto; Alê; Juninho, Elizari, Daniel Jr, Rodriguinho; Brenner. Técnico: Lisca.
- Escalação do Ituano: Jefferson Paulino; Guilherme Lazaroni, Guillermo Mariano, Luiz Gustavo; Marcinho; Yann, José Aldo e Rodrigo; Salatiel, Thonny Anderson e Vinicius Paiva. Técnico: Chico Elias.