O América recebe o Coritiba nesta sexta-feira (4), às 19h, no Independência, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O duelo é direto por vaga no grupo de acesso à primeira divisão, já que as equipes estão separadas por apenas três pontos na tabela de classificação.
O Coelho iniciou a rodada com 44 pontos e na sétima posição. Logo abaixo começou justamente o Coxa, com 41 pontos. Ambas equipes miram o G4, que neste momento tem como último ocupante o Mirassol, que acumula 47 pontos.
A equipe do técnico Lisca vem de derrota fora de casa para o CRB por 2 a 1. Já o Coritiba, comandado por Jorginho, empatou sem gols com o Goiás em casa na rodada passada.
Invencibilidade e possível “ajuda”
O América vai defender uma marca de respeito diante do Coritiba. Isso porque o Coelho ostenta uma invencibilidade de mais de 330 dias na Arena Independência – ou seja, quase onze meses. A última derrota americana em seu estádio, curiosamente, aconteceu no dia 8 de novembro de 2023, quando foi superado justamente pelo Coritiba, pela Série A do Brasileirão.
Outro fator que motiva o América para pegar o Coxa é receber uma possível “ajuda” por parte dos concorrentes ao G4 da Série B. Isso por causa dos confrontos diretos entre as equipes que estão à frente do Coelho: o Sport, terceiro colocado, enfrenta o Ceará, sexto. O outro duelo é entre o Mirassol, que está no quarto lugar, e o Vila Nova, em quinto.
Escalações
Do lado do América, o técnico Lisca tem retorno certo e dúvidas para escalar o América, o que vai fazer mudar os 11 iniciais em relação ao jogo contra o CRB. A começar pela lateral direita, Daniel Borges e Mateus Henrique, que têm revezado na titularidade, disputam a vaga.
No meio de campo, quem tem retorno garantido é o volante Alê, titular absoluto e que cumpriu suspensão automática na rodada passada. Ainda na “meiuca”, Wallisson, que foi titular no jogo passado, é dúvida, por conta de dores musculares. Felipe Amaral e Moisés são as alternativas diretas para o setor.
Já no ataque, Fabinho e Adyson disputam a vaga na ponta direita. Para a função de centroavante, uma alteração repetida nos últimos três jogos pode indicar mudança. Brenner, que voltou a marcar gol contra o Paysandu, tem dado lugar a Jonathas, que no jogo seguinte, contra a Ponte Preta, balançou as redes pela primeira vez com a camisa americana.
Correm por fora como opção para a vaga de centroavante Renato Marques e Matheus Davó. O primeiro tem condições de jogo e não tem sido aproveitado nas últimas partidas por opção. Já Davó recupera-se de um incômodo muscular na coxa direita e é dúvida.
Do lado do Coritiba, o volante Sebastián Gómez e o atacante Lucas Ronier estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e são desfalques para o time de Jorginho. Para a vaga do meio-campista, o treinador do Coxa deve optar por Vini Paulista. Outra alternativa é Morelli.
Já para substituir Ronier, Jorginho deve escalar Matheus Frizzo, que cumpriu suspensão automática na rodada passada e é artilheiro do time na Série B, com sete gols. Outra opção é Figueiredo, que atua pelas pontas no ataque.
América x Coritiba
- Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2024
- Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
- Horário: 19h
- Transmissão: FM O TEMPO, SporTV e Premiere
Arbitragem:
- Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
- Árbitro assistente 1: Luanderson Lima Dos Santos (BA)
- Árbitro assistente 2: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)
- Quarto árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
- Assessor: Lucio Ipojucan Ribeiro da Silva De Mattos (PA)
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
- AVAR: Michael Correia (RJ)
- Observador de VAR: Ítalo Medeiros de Azevedo (CBF)
- Quality manager: Larissa Ramos Monteiro (CBF)
Provável América
Elias; Daniel Borges (Mateus Henrique), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Alê, Juninho, Wallisson (Moisés); Fabinho (Adyson), Rodriguinho e Brenner (Jonathas). Técnico: Lisca.
Provável Coritiba
Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Marcelo Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel, Vini Paulista (Morelli) e Josué; Matheus Frizzo (Figueiredo), Júnior Brumado e Robson. Técnico: Jorginho.