05/11/2024
09:33

Abstenção no Enem cai em 2024, mas quase 5.000 candidatos são eliminados

Abstenção no Enem cai em 2024, mas quase 5.000 candidatos são eliminados

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (03/11), teve a presença de 73% dos inscritos, percentual superior aos 71% do ano passado.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou entre as novidades deste ano o recurso de geolocalização que permitiu que o inscrito fizesse a prova em local mais próximo de sua casa.
“90% dos inscritos foram alocados em até 10 km de suas residências. Todas as ações foram cumpridas no horário, sem ocorrências”, disse o ministro.

Os candidatos fizeram neste domingo as provas de ciências humanas e linguagens, com 45 questões objetivas de cada área, além da redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” O Enem deste ano teve mais de 4,32 milhões de inscritos em todo o país, um aumento de 9,95% em relação a 2023. A prova foi aplicada em 1.153 municípios, em 10.776 locais de provas e com quase 150 mil salas de prova.

Leia mais. Gabarito Enem 2024: veja as respostas de todas as provas corrigidas pelo Chromos

Nesse domingo, 4.999 participantes foram eliminados, e foram registrados 689 problemas logísticos. “Essas ocorrências não inviabilizaram que as pessoas fizessem a prova”, disse Camilo. O ministro também destacou o número de inscritos concluintes do ensino médio público. “Em 2023 foram apenas 58% dos inscritos, e hoje foram 94%”, afirmou.

Desse total, 1,6 milhão são alunos que cursam o último ano do ensino médio. A prova é uma das principais portas de entrada para instituições públicas e privadas de ensino superior do Brasil.

Durante visita à sala de monitoramento na manhã deste domingo, o ministro atribuiu o aumento de inscrições no Enem neste ano ao programa Pé-de-Meia, que oferece bolsas para alunos do ensino médio, e agradeceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela criação do programa.

Leia mais. Perdeu a prova do Enem 2024? Veja se tem direito à reaplicação

Na prova, foram feitas questões relacionadas à pauta do identitarismo, em diálogo com o tema proposto pela redação. Questões com música dos Racionais e de Adoniran Barbosa, além do filme “A Culpa é das Estrelas” e a série “Game of Thrones” fizeram parte do caderno de provas desta primeira etapa do exame.

A entrada no ensino superior por meio da nota do Enem é feita pela plataforma Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também é usada para ter acesso ao Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni). As notas também são usadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas Brasil afora.

No próximo domingo (10/11), os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias, que encerram mais cedo, às 18h30. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.

(Mariana Brasil e Isabela Palhares/Folhapress)

 

Confira a matéria completa em: zug.net.br