22/11/2024
04:33

Zé do Bloco: uma história de vida marcada pelo trabalho por meio da fé

Zé do Bloco: uma história de vida marcada pelo trabalho por meio da fé

Há 30 anos chegava no distrito de São Sebastião de Braúnas o então garoto José Luiz da Silva que mais tarde ganhou o apelido de Zé do Bloco. Filho órfão, oriundo de São Paulo e com uma mão na frente e outra atrás, sem nada e sem dinheiro, Zé do Bloco já sabia desde cedo que sua vida não seria fácil. Em troca de alimento e moradia, iniciou trabalhando com o ‘seu’ Antônio Felix, a quem tem muita gratidão.

“Foi com este senhor que aprendi muita coisa. Foi um verdadeiro pai”, reconheceu, acrescentando que, mais tarde, foi trabalhar em outra fazenda, cujo salário era de 25 litros de leite por dia. Na fazenda, Zé do Bloco cuidava de 50 cabeças de gado, além de comercializar o leite pelas ruas da cidade.

Ao sair da fazenda, o antigo patrão Waldemar Fernandes, como ‘acerto’ pelo tempo de trabalho, o indenizou com uma mula queimada e uma novilha, sendo comercializadas para a compra de uma forma de bloco, enxada e uma pá, uma mula manhosa coringa, além de materiais para confeccionar os primeiros blocos de concreto.

Apesar de não ter dado muito certo na primeira investida empresarial, Zé do Bloco comemora os resultados, pois pelo menos criou uma independência. “Acabou sendo um aprendizado”, lembra.

Mais experiente e já adulto, Zé do Bloco aceitou o desafio de trabalhar como ajudante em empreiteiras do ‘trecho’. Já formado profissionalmente, gerenciou grupos de colegas na Queiroz Galvão, quando começou a melhorar sua qualidade de vida ao receber melhores salários. “Bem valorizado pode oferecer um melhor conforto para minha família”, ressalta.

Já casado, posteriormente Zé do Bloco voltou para Belo Oriente, e em seguida, passou uma temporada na Europa, onde trabalhou e adquiriu mais experiência de vida. Por último, iniciou carreira comercial no distrito de São Sebastião de Braúnas.

Como se lê, a história de Zé do Bloco sempre foi pautada pelo trabalho, sem nunca desistir de seus sonhos. Evangélico, Zé do Bloco acredita no ‘poder da transformação e da conquista’, desde que tenha fé e perseverança naquilo que almejamos. Zé do Bloco sempre sentencia que o ‘Deus sempre oferece o melhor caminho’. 

E desta forma que Zé do Bloco se apresenta como pré-candidato a prefeito de Belo Oriente pelo Avante. Na contramão dos outros dois pré-candidatos a prefeito, Zé do Bloco nunca ocupou nenhum cargo público. “Respeito todas as candidaturas colocadas, mas o único projeto de transformação e mudança para Belo Oriente é o nosso”, finalizou.

Confira a matéria completa em: soaquinoticias.com.br