Com a finalidade de promover o desenvolvimento psicossocial dos alunos da rede municipal de ensino de Timóteo foi lançado nesta semana o Projeto sobre “Saúde Mental nas Escolas”. A iniciativa partiu da equipe de Saúde Mental InfantoJuvenil, ligada à Secretaria Municipal de Saúde que em conjunto com a coordenação da equipe Psicossocial da Secretaria de Educação discutiram e elaboraram a proposta de forma a acolher os adolescentes do 6° ano ao 9° ano da rede pública municipal.
Na terça-feira (11) as equipes estiveram na Escola Municipal Novo Tempo e nesta quinta-feira (13) a ação foi realizada Escola Municipal Limoeiro. O trabalho é feito por meio de rodas de conversas promovendo o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes em prol do seu bem-estar social com escuta e reflexões sobre temas relacionados ao cotidiano desses alunos.
O debate em torno da saúde mental nas escolas tem ganhado cada vez mais espaço, haja vista que os problemas emocionais no ambiente escolar incluem ansiedade, depressão, estresse, baixa autoestima e problemas de relacionamento.
Essas situações podem afetar o desempenho escolar dos alunos, daí a importância do trabalho iniciado na rede municipal de ensino de Timóteo. A ideia é levar essas rodas de conversa sobre saúde mental a todas as unidades da rede municipal de ensino até o fim deste ano.