O instituto PoderData desmentiu hoje (03/10), uma suposta pesquisa eleitoral que circula em grupos de WhatsApp no município de Timóteo, Minas Gerais. Em resposta a uma denúncia sobre a veracidade das informações, o PoderData esclareceu que não realizou nenhuma pesquisa eleitoral na cidade em 2024 e que os dados compartilhados são falsos.
Em e-mail enviado pelo Mateus Netzel, diretor-executivo do PoderData, o instituto agradeceu por ter sido informado sobre o caso e afirmou que a imagem divulgada, assim como as informações nela contidas, são claramente falsas. Netzel ressaltou ainda que o PoderData segue rigorosamente a legislação eleitoral, registrando todas as pesquisas que realiza no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme exigido por lei.
O diretor-executivo também destacou que a disseminação de conteúdos falsos prejudica o processo eleitoral e é uma tentativa de se aproveitar da credibilidade do PoderData e do portal Poder360. “Trata-se, obviamente, de uma pessoa mal-intencionada querendo se aproveitar da nossa credibilidade”, afirmou Mateus Netzel.
O caso reforça a importância de verificar a veracidade de informações antes de compartilhá-las, principalmente em período eleitoral, onde fake news podem influenciar a opinião pública de maneira indevida. O PoderData reafirma seu compromisso com a ética e a transparência em todas as pesquisas que realiza.
Além disso, é importante ressaltar que compartilhar pesquisas eleitorais falsas é crime, conforme a Lei Eleitoral (9.504/97). A disseminação de informações falsas pode ser punida com detenção e multa, e é uma prática que compromete a legitimidade do processo eleitoral e induz os eleitores ao erro.