Uma nova pesquisa do instituto Veritá, divulgada nesta terça-feira (27), revelou que o influenciador Pablo Marçal (PRTB) lidera a corrida eleitoral para a prefeitura de São Paulo com 30,9% das intenções de voto. O levantamento coloca o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na segunda posição, com 21,6%, enquanto o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) ocupa o terceiro lugar, com 14,2%.
A pesquisa também mostrou que José Luiz Datena (PSDB) tem 6,3% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Tabata Amaral (PSB), que aparece com 5,8%. Marina Helena (NOVO) surge com 3,6%, seguida por Bebeto Haddad (DC) com 1,7%. Outros candidatos, como Ricardo Senese (UP), Altino Prazeres (PSTU) e João Pimenta (PCO), somam menos de 1% cada. A parcela de indecisos atinge 9,7%, enquanto 5,4% dos entrevistados afirmaram que votarão em branco ou nulo.
Esse é o primeiro levantamento deste ano do instituto de Uberlândia sobre a eleição em São Paulo. A pesquisa Veritá de dezembro de 2023 incluiu nomes que não estão mais na disputa oficial. O instituto, que tem 27 anos de atuação no mercado, realizou pesquisas nas últimas quatro eleições presidenciais.
A ascensão de Marçal à liderança é uma surpresa, considerando que na última pesquisa Datafolha ele aparecia tecnicamente empatado com Boulos e Nunes. Este resultado também sinaliza uma possível perda de força de Jair Bolsonaro, uma vez que seu candidato, Ricardo Nunes, não figura entre os primeiros colocados e enfrenta dificuldades para avançar ao segundo turno.
Pesquisa espontânea
No levantamento espontâneo da mesma pesquisa, onde os entrevistados mencionam seus candidatos sem que sejam apresentados nomes, Pablo Marçal também lidera com 27,8% das menções. Guilherme Boulos aparece em segundo, com 19%, seguido por Ricardo Nunes, que registra 11,8%. Tabata Amaral tem 4,1% das menções espontâneas, enquanto Datena aparece com 3,5%. Um total de 28% dos entrevistados não mencionaram nenhum candidato, e 2,4% afirmaram que votarão em branco ou nulo.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02725/2024 e foi realizada entre os dias 22 e 26 de agosto, com 3.020 entrevistas individuais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: https://exame.com/brasil/marcal-tem-309-boulos-216-e-nunes-142-em-sp-aponta-pesquisa-verita/