Pesquisa do instituto DATATEMPO realizada entre os dias 28 e 30 de setembro e com intervalo de confiança de 95%, divulgada nesta quinta-feira (3) pelo jornal O Tempo, confirma o favoritismo do prefeito Gustavo Nunes (PL) para vencer as eleições deste fim de semana em Ipatinga. Considerados os votos válidos (excluídos brancos e nulos), a hegemonia de Gustavo Nunes é firme e consolidada. O atual prefeito alcança nada menos que 43,3%, e o segundo colocado, Heleno, que está tecnicamente empatado com Sebastião Quintão (16,9%), soma apenas 18,7%. Na reta final da campanha, esta disputa pela vice-liderança promete se acirrar ainda mais.
No cenário estimulado, com 21 pontos à frente do segundo colocado, Heleno (37% a 16%), Gustavo também se destaca, assim como na pesquisa espontânea (33,4% a 12%), evidenciando o reconhecimento de sua gestão e a aposta da maioria do eleitorado em seu segundo mandato.
A vantagem de Gustavo refletida nas pesquisas, conforme avalia sua equipe, se deve à aprovação popular das importantes ações realizadas ao longo de sua administração, como o cuidado e atenção às classes menos favorecidas, a criação da Guarda Municipal, a ampliação de leitos hospitalares, a modernização das unidades de saúde e melhorias em infraestrutura, que contribuíram para o aumento da qualidade de vida em Ipatinga.
Apesar dos números favoráveis, Gustavo Nunes adota uma postura cautelosa e reforça a importância de continuar empenhado e trabalhando intensamente. “Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Vamos seguir determinados nesta reta final, conversando com a população, ouvindo as demandas e trabalhando por uma cidade ainda melhor. Agradeço o apoio de cada ipatinguense que confia em nosso projeto”, declarou o prefeito, candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal e campeão de votos Nikolas Ferreira e outras grandes lideranças do PL no estado e no país.
Com uma campanha muito propositiva, voltada para a continuidade dos avanços e o início de novos projetos estruturantes, Gustavo Nunes mantém o foco no diálogo com os cidadãos, confiante de que o apoio popular será decisivo para seguir em frente e continuar transformando Ipatinga.
Desistências
Quando a pesquisa foi registrada, conforme o jornal O Tempo, o candidato Nardyello Rocha (PSB) ainda constava como candidato, e na pesquisa ele aparece empatado tecnicamente com o Coronel Edvânio e Jadson na faixa dos 4%, no cenário estimulado. O PT desistiu da candidatura própria para apoiar Nardyello, que também desistiu nos últimos dias para apoiar Heleno.
A ex-deputada federal Alê Silva está abaixo da disputa travada no terceiro pelotão de candidatos, com apenas 2,8% de intenções de votos no cenário estimulado e 1,2% no cenário espontâneo.
Considerando os votos válidos, Nardyello aparece com 5,6%, Edvânio com 5,2%, Jadson com 4,9% e Alê 3,3%. Dr. Michel Ribeiro, do PSOL, tem somente 2,1% dos votos válidos.
Na Pesquisa DATATEMPO, contratada pela SEMPRE EDITORA LTDA e registrada no TRE sob o número MG-08892/2024, foram realizadas 500 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 4,38 pontos percentuais.