Se você quer conhecer os vereadores que já fizeram e fazem parte da história de Timóteo, você não pode deixar de visitar a Galeria das Legislaturas, localizada no hall da sede da Casa Legislativa. O espaço, reinaugurado na reunião ordinária desta quinta-feira (20/06), foi revitalizado e atualizada: os quadros de madeira foram substituídos por estruturas de inox e vidro, em razão do comprometimento de sua estrutura. Os antigos quadros serão restaurados e ficarão em exposição na Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo.
A história política de Timóteo remonta ao dia 03 de dezembro de 1965, com a instalação da primeira legislatura. De lá para cá, foram mais 14. Agora esta trajetória pode ser eternizada em 15 quadros, com cerca de 133 fotos de vereadores que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. “Nosso objetivo é eternizar a contribuição de todos os vereadores que passaram por aqui, reconhecendo suas trajetórias e serviços prestados à comunidade. Esta iniciativa reforça nosso compromisso com a transparência e a valorização da nossa história”, destacou o presidente da Câmara, Reygler Max.
A cerimônia de reinauguração da galeria contou com a presença de ex-vereadores. Dentre eles, o historiador Roberto Paiva, que teve quatro mandatos e também foi presidente da Casa Legislativa no biênio 2003/2004, além de um espaço de homenagem, se transforma em um espaço importante de pertencimento da população da cidade, para que ela tenha a capacidade de fazer uma leitura de como era a cidade e como ela está progredindo”, observou.
Outro ex-vereador que marcou presença foi José Vespasiano – Vespa, atual vice-prefeito do município. Para ele, é importante renovar os espaços e resgatar espaços de memória. “Povo sem história é sem identidade. Valorizar uma Casa Legislativa é defender todo o processo já constituído em um espaço democrático”, defendeu.
Pauta
Na pauta de votação, destaque para o Projeto de Lei nº 4593, que prevê a disponibilização, na página inicial do site da Prefeitura de Timóteo, de todos os serviços municipais à disposição das pessoas idosas, bem como os benefícios que lhes são concedidos por lei. A matéria foi aprovada em primeira votação.
Outro projeto que passou na primeira votação foi o PL 4.595, que institui a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno em Timóteo, a ser celebrada na primeira semana do mês de agosto. A matéria prevê, dentre outras ações, que o Executivo Municipal poderá realizar convênios com entidades privadas para implementação do “Banco de Leite Humano” na cidade, de forma a incentivar efetivamente o aleitamento materno.
Segunda votação
O PL 4.589, que assegura a meia-entrada à pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA e demais Pessoas com Deficiência (PCD’s) e um acompanhante – em caso de necessidade – em estabelecimentos privados que ofereçam diversão, lazer, arte, cultura, esporte e/ou similares em Timóteo, foi aprovado em segunda votação.
Vista
O Projeto de Lei (PL 4.586), que institui o desdobro de lotes como meio de regularização de uso do solo no município, teve pedido de vista e não foi votado. O desdobro consiste em fracionamento de lotes que já tenham sido submetidos a algum tipo de parcelamento anterior, mediante processo ordinário de parcelamento ou de regularização fundiária.
Retirado de pauta
O PL 4.573, que autoriza o município a proceder com o desconto em folha de servidores de contribuição assistencial, foi retirado de pauta.