Neste sábado, 9, Coronel Fabriciano será palco do Dia D de combate ao Aedes aegypti, que começará com uma caminhada às 8h30 pelas ruas do centro. A mobilização é promovida pela Secretaria de Governança da Saúde, através da Gerencia de Vigilância em Saúde, visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. A concentração para o evento será no Centro da cidade, próxima à rotatória do Chiquinho Sorvetes (Antigo Barrilzinho).
Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o período entre novembro e maio se torna favorável para a proliferação do Aedes aegypti. Segundo dados da Secretaria de Governança da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, o município registrou 4.427 casos de dengue e 10.521 de chikungunya entre janeiro e outubro deste ano. Os números refletem os casos notificados pelos serviços de saúde do município.
O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, destaca a importância da mobilização popular: “Convocamos toda a população para se juntar a nós nesta luta. A maioria dos focos do Aedes está nas residências, então precisamos novamente do apoio da nossa comunidade. Estamos reforçando nossas ações com uma grande força-tarefa envolvendo servidores da saúde, agentes sanitários, de endemias, comunitários, enfermeiros e toda a equipe de saúde”, reforça.
Ainda segundo o secretário, o município utilizará drone para monitorar casas e acesso a lote-vagos de difícil acesso, para localizar e fazer o tratamento focal mais efetivo das áreas.
Levantamento Rápido de Índices
Desde o dia 4 de novembro, a Prefeitura realiza o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que segue até o dia 8. Essa ação identifica as áreas com maior infestação, direcionando as atividades de combate. Segundo Paola Barbosa, veterinária da Secretaria de Governança da Saúde, os bairros com maior índice de infestação receberão mutirões a partir de 22 de novembro. “Vamos entregar sacolas para que os moradores recolham materiais inservíveis que possam acumular água. Além disso, vamos iniciar a aplicação de fumacê nas áreas notificadas e próximas aos córregos”, explica Paola.
Outras ações
Durante o período, a Prefeitura intensificará as atividades de combate às arboviroses, incluindo palestras de Educação e Saúde em escolas e polos do Programa Mexa-se. No dia 25 de novembro, médicos, enfermeiros e profissionais da Atenção Básica, UPA e Hospital participarão de uma capacitação voltada ao manejo clínico de pacientes com suspeita de arboviroses, visando um atendimento de qualidade e redução de complicações.
Atendimento e Prevenção
A rede de saúde de Fabriciano, preparada para atender casos suspeitos, segue os protocolos do Ministério da Saúde. Com 17 Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 16h, a população conta com atendimento próximo de suas residências. Pacientes que apresentem sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas devem buscar inicialmente essas unidades. Em casos de agravamento, a UPA 24 Horas e o Hospital Dr. José Maria Morais estarão prontos para o atendimento emergencial.