Ocorrências de incêndios florestais aumentaram a partir do final de agosto
O município de Timóteo também enfrenta a tragédia dos incêndios florestais, que tem consumido as matas de várias regiões do país este ano. Desde o final do mês de agosto, houve um crescimento vertiginoso das queimadas com registro de ocorrências em vários bairros da cidade. A Defesa Civil de Timóteo, vinculada à Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, e o Corpo de Bombeiros Militar tem redobrado os esforços para combater os sinistros.
De acordo com o subgerente da Defesa Civil, Luiz Fernando Marques de Souza, o período de estiagem amplia o risco de incêndios, porém não se descarta a atuação de criminosos. “Há três semanas, temos trabalhado praticamente de forma ininterrupta no combate aos incêndios. A equipe de brigadistas da Prefeitura atuou em praticamente 70% das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, além de combater focos de forma isolada. Acreditamos que 90% das ocorrências são advindas de atos criminosos”, comenta o subgerente. Há cerca de três semanas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros debelaram um grande incêndio próximo à área de uma empresa de pedreira em Cachoeira do Vale, com risco de atingir residências próximas e o escritório da empresa.
Na tarde desta segunda-feira, a equipe de brigadistas está combatendo incêndios no bairro Santa Terezinha em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Ressaltamos que, nesta data, foram combatidos focos de incêndios nos bairros Primavera, José Izídio, João XXIII e Limoeiro. Do dia 16 de setembro até hoje (23), a Defesa Civil atendeu 25 ocorrências de focos de incêndios, incluindo também os bairros Petrópolis, Olaria, Novo Horizonte e Ana Moura. O subgerente da Defesa Civil pede o apoio da população para evitar o uso de fogo para limpeza de áreas e, no caso de sinistros ou de denúncias de queimadas criminosas, acionar o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Militar e Polícia Militar de Meio Ambiente (190) e a Defesa Civil (31 999182751).
Apoio
A Secretaria de Obras colocou toda a sua estrutura à disposição para contribuir com o trabalho de enfrentamento aos focos de incêndio. Por meio de processo licitatório, a Prefeitura contratou uma equipe de brigada de incêndios com um veículo de apoio, que atuam de forma ininterrupta em regime de 12h, durante todos os dias. A equipe atua no horário das 7h às 19h, uma vez que no período noturno é restringido o acesso as áreas de mata para combate ao fogo por conta do risco à integridade física dos brigadistas.
Em apoio ao combate às queimadas, a Defesa Civil disponibiliza também dois caminhões pipas, um que cobre a região do Setor 7, por ser uma área estratégica em função da grande incidência de focos de incêndio e abrigar parte do Parque Estadual do Rio Doce – maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais; e outro que cobre os demais setores do município.