O candidato a prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha (PSB) defendeu a criação de amplo movimento em defesa da Usiminas, de Ipatinga e do Vale do Aço no caso da disputa com a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN), que tenta enfraquecer a empresa ipatinguense com a venda de ações depois da compra ilegal destes papéis, numa ofensiva que contraria a lei antitruste e decisões judiciais.
Ele destacou que além da posição agressiva da CSN, a concorrência desleal da China é outro grave problema enfrentado pela siderurgia local, exigindo a união de todos.
“Defendemos um amplo consenso entre as forças econômicas e políticas de Ipatinga e do Vale do Aço para discutir junto às autoridades da área econômica do governo federal, e mesmo do Poder Judiciário, alternativas para viabilizar a estabilidade jurídica e econômica da Usiminas.
Esta garantia é fundamental para que os recursos dos investidores permaneçam no município e no Vale do Aço, gerando mais empregos, renda e novos negócios na cadeia do aço”, disse o candidato a prefeito de Ipatinga.
PROTEÇÃO
Tanto em seu Programa de Governo, quanto em documento em fase de elaboração que será entregue às entidades representativas da economia local, como Agenda de Convergência, Fiemg e Aciapi-CDL, Nardyello sustentou a necessidade de apoiar iniciativas que protejam a economia local.
“Como ex-metalúrgico e aposentado da Usiminas, não poderia deixar de expressar meu apoio ao setor siderúrgico e, por extensão a todo o setor metal-mecânico de Ipatinga. Vivemos um momento delicado, seja pela concorrência desleal com a China e suas consequências no mercado interno e externo ou pelas disputas que prejudicam o livre mercado. Neste sentido manifesto toda a minha disposição de abraçar a causa em defesa da siderurgia ipatinguense, buscando colocá-la novamente no patamar que sempre nos honrou, de ser uma das maiores produtoras de aço da América Latina e carro-chefe da economia local”, destacou Nardyello em documento a ser entregue ao setor empresarial.
INDUSTRIALIZAÇÃO
Ainda segundo ele, o município pode fazer sua parte. “Além de manter a qualidade dos serviços públicos, contribuindo para o bem-estar de todos, vamos tomar iniciativas para trazer os benefícios das políticas governamentais em curso. Em particular, o programa Nova Indústria Brasil, gerenciado pelo Ministério da Indústria e Comércio, trazendo inúmeros benefícios para a cidade. O Programa visa a retomada da indústria brasileira, pois o Brasil viveu um processo de desindustrialização acelerado a partir dos anos 1980 e é preciso reverter este cenário”, sublinhou o candidato em sua carta aos empresários.