Nesta sexta, 9 de agosto, às 18h30, a segunda edição da CineVale – Mostra de Cinema Ambiental do Vale do Rio Doce volta ao Ipaneminha com a sessão final desta edição do projeto. Na praça do povoado, serão exibidos filmes produzidos por alunos da rede pública durante a Oficina de Cinema, Mídia Móvel e Meio Ambiente, e Perlimps, longa-metragem de aventura/animação. O filme retrata uma floresta densa habitada por criaturas mágicas que se unem para combater o mal e defender a floresta ameaçada por máquinas mortíferas.
A Cinevale, que iniciou em 3 de julho deste ano, trouxe em sua programação a exibição de curtas-metragens e de longas de variados gêneros nas escolas estaduais Haydée Maria Imaculada Schittini e Professora Maria Antonieta e Escola Municipal Professor Mário Casassanta, e Parque Samambaia, no bairro Bom Jardim.
A Mostra visa promover a conscientização ambiental e incentivar a criatividade entre os alunos da rede pública. Por meio da exibição de filmes e da realização de oficinas práticas e teóricas, a mostra busca “utilizar o cinema como ferramenta para destacar a importância da preservação ambiental e o impacto das ações humanas na natureza”, destaca Alexandre Luna, idealizador e realizador da Mostra. A esse propósito, ele acrescenta ampliar o acesso à cultura cinematográfica, especialmente em comunidades onde esse acesso é limitado, promovendo a inclusão e a diversidade cultural.
Quanto à oficina, com 12 horas de duração, foi ministrada pelo cineasta Gustavo Jardim, oferecendo dez vagas para cada escola contemplada com as exibições. As aulas totalizaram 36 horas, levando-se em conta o tempo dedicado a aulas práticas e teóricas ministradas em cada educandário.
O cineasta é diretor de filmes exibidos em festivais no Brasil e no exterior. Ele conquistou prêmios na Mostra de Cinema de Tiradentes, por A Hora do Primeiro Tiro, e no Videobrasil, pela obra Tocaia. Mestre em Cinema e Educação pela Fae/UFMG, e doutor em Comunicação Social pela Fafich/UFMG, Gustavo é integrante do grupo de pesquisa Poéticas da Experiência e estágio na Universidade de Chicago (EUA), diretor da 4 Folhas Audiovisuais, produtora de filmes que desenvolve projetos de cinema e educação em escolas públicas, universidades e grupos culturais.
A CineVale – Mostra de Cinema Ambiental do Vale do Rio Doce é uma realização do produtor cultural Alexandre Luna, com produção de Shirley Maclane. A Curadoria e Oficina Audiovisual Cinema, Mídia Móvel e Meio Ambiente leva assinatura de Gustavo Jardim e Alexandre Luna; registro fotográfico de Rodrigo Zeferino; e assessoria de comunicação e designer de Goretti Nunes; Registro Audiovisual Lana Vídeo Produções e Vânia Coelho responde pela interpretação em Libras.