13/07/2024
15:48

Gerdau – Ouro Branco Em Parceria Com A Embratel E Avança Na Indústria 4.0

WhatsApp
Facebook
X
Gerdau - Ouro Branco Em Parceria Com A Embratel E Avança Na Indústria 4.0

Maior unidade produtora de aço da companhia no mundo é importante referência em tecnologia no setor industrial.

A Gerdau concluiu a implementação da tecnologia 5G, por meio de uma rede privativa dedicada, na unidade de Ouro Branco (MG), a maior usina da companhia no mundo. Parceria entre a Gerdau e a Embratel consolidou a rede pública e privativa 4G/5G na operação.

O projeto desenvolvido pela Embratel criou uma infraestrutura digital habilitadora para o desenvolvimento da indústria de aço do futuro, incluindo a instalação de diversas torres para cobrir mais de 8.300.000 m2 da planta da Gerdau. Com a iniciativa, um backbone (rede de transporte) de TI foi desenvolvido para a evolução da digitalização das operações e a ampliação das possibilidades de automação no local. O adensamento da rede privativa LTE 4G e 5G na planta já atinge uma capacidade combinada de 4,8 Gbps.

Para o diretor industrial da Gerdau em Ouro Branco, Marcelo Teixeira, é um marco ter na unidade o primeiro projeto de uso da quinta geração da internet móvel no setor do aço na América Latina. “Essa estrutura de tecnologia vai permitir à Gerdau acelerar em Ouro Branco a implementação dos conceitos da indústria 4.0, alavancando automatização, produtividade, flexibilidade, visibilidade, rastreabilidade, uso de dados e segurança nos processos, incluindo planejamento, produção e logística da Gerdau”, afirma Teixeira.

“veículos autônomos”

Ao longo de seus 38 anos de existência, a unidade, onde se produz aços longos e planos, foi se modernizando, caminhando junto com o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil e se tornou uma importante referência em tecnologia no setor industrial. Suportada por essa nova rede, a Gerdau ampliará os seus investimentos em dispositivos e maquinários múltiplos mais evoluídos, como veículos autônomos e tele controlados, tecnologia de gêmeos digitais, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Segundo o diretor global de Tecnologia da Informação e Digital da Gerdau, Gustavo França, a rede 5G contribuirá para a evolução da digitalização da companhia e impulsionará as operações. “Cerca de 500 chips já foram disponibilizados para permitir que a unidade esteja ainda mais segura, produtiva e eficiente. São vários exemplos positivos que ilustram como esta tecnologia já está sendo explorada pela operação. Por exemplo, o monitoramento de ativos, que possibilita a coleta de dados em tempo real, o aumento da conectividade do almoxarifado e dos pátios de expedição de produtos, nos permitindo melhorar significativamente a eficiência logística, agilizando processos de armazenamento e distribuição, além do uso de câmeras de vídeo analytics, apoiando no acompanhamento da produção”, conta.

França também ressalta que a unidade possui um Centro de Monitoramento de última geração, onde são monitorados os principais ativos e equipamentos estratégicos para a operação das usinas no Brasil, utilizando modelos de Inteligência Artificial de forma preditiva, antecipando possíveis problemas que venham a ocorrer. “Neste cenário, a rede instalada é fundamental para apoiar as ações desenvolvidas e ampliar novas iniciativas, fornecendo mais disponibilidade e abrangência para o monitoramento. Durante o ano de 2024, ampliaremos a escala do uso dessas iniciativas em Ouro Branco e também nas demais unidades da Gerdau no Brasil”, afirma.

“A Embratel construiu uma infraestrutura inovadora e única que permite evolução contínua da Gerdau para que novas tecnologias sejam incorporadas”, afirma Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel. Além dos dispositivos que já estão conectados à rede privativa, novos equipamentos estão em fase de homologação para entrarem em operação. “Este projeto é um marco para a indústria por ser a maior rede privativa de uma empresa na América Latina” diz.  Segundo o executivo, a Embratel está comprometida com os próximos passos que a Gerdau irá dar em seu processo de digitalização para elevar suas operações a um novo nível, atuando de forma colaborativa para o desenvolvimento e aprimoramento dos casos de uso.

Confira a matéria completa em: portaln.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM