Experiência em operação de usina hidrelétrica poderá ser comprovada mediante contrato com empresa especializada na operação e manutenção
A Cemig retomou o processo de alienação (venda) de três usinas hidrelétricas e uma pequena central hidrelétrica. O leilão está previsto para ocorrer no dia 5 de dezembro, com o valor mínimo de R$ 29,1 milhões, conforme cronograma do edital. Estão sendo leiloadas as usinas de Marmelos, em Juiz de Fora, Martins, em Uberlândia, Sinceridade, em Manhuaçu, e a central de Machado Mineiro, em Águas Vermelhas. A descrição dos ativos e demais informações relativas ao processo estão disponíveis no Portal de Compras da Cemig.
Para este certame, foram flexibilizados os requisitos de habilitação técnica. A novidade em relação ao edital anterior de alienação dos ativos de geração da Cemig é que não há mais a exigência de que o proponente possua experiência em gestão e operação de usinas, desde que apresente contrato com empresa especializada em operação e manutenção de usinas do mesmo porte das que são objeto da presente alienação.
Além disso, o valor do depósito em conta vinculada, que deverá ser feito pelo vencedor da licitação, foi reduzido para 10% do preço, na assinatura do contrato de transferência onerosa do direito de exploração das usinas. A complementação será feita por Garantia de Fiel Cumprimento, no valor de 90% do preço.
O cronograma previsto com as datas correspondentes a cada fase do processo está no site da Cemig.