28/02/2025
09:29

Wanderson é filho de ex-jogador, tem nacionalidade belga e supre carência

Wanderson com a camisa do Internacional (foto: Flickr do Internacional)

Leonardo Jardim identificou uma carência do Cruzeiro: a ponta. Esse foi o único pedido do treinador à diretoria do Cruzeiro, como revelou Pedrinho, dono da SAF celeste, na quinta-feira (27/2), em entrevista à Band. E o português deve ser atendido com uma opção polivalente de 30 anos que tem dupla nacionalidade e é filho de ex-jogador. Wanderson está no Internacional e deve desembarcar em Belo Horizonte para assinar com a Raposa nesta sexta-feira (28/2), como divulgou Jaeci Carvalho, colunista do Jornal Estado de Minas

Nos últimos anos, já com a camisa do Colorado, Wanderson atuou pela ponta-esquerda. Já na atual temporada, está sendo utilizado pela direita com maior frequência. Em resumo e ao analisar a passagem pelo futebol europeu, o atleta pode jogar pelas duas pontas e ainda é uma opção para atuar centralizado, mesmo com a facilidade no um contra um e a boa velocidade. 

Wanderson tem 145 partidas com a camisa do Internacional. Na equipe gaúcha desde 2022, o jogador que tem dupla nacionalidade – belga e brasileira – soma 21 gols e 19 assistências. Antes do Colorado, o atleta nascido em São Luís, capital do Maranhão, havia jogado apenas na Europa, onde se profissionalizou: jogou por Beerschot e Lierse, da Bélgica, Getafe, da Espanha, Red Bull Salzburg, da Áustria, e Krasnodar, da Rússia. 

Uma curiosidade da vida de Wanderson é familiar. Ele é filho de Wamberto, ex-atacante que teve passagem marcante pelo Ajax entre 1998 e 2003. No clube tetracampeão da Liga dos Campeões, o pai do reforço cruzeirense jogou com estrelas como Ibrahimovic, Van der Sar, que viria a ser ídolo do Manchester United, e os irmãos Ronald e Frank de Boer. 

As temporadas de Wanderson pelo Internacional

A primeira oportunidade do belga-brasileiro no país de nascimento começou em 2022, quando Wanderson foi emprestado pelo Krasnodar, da Rússia, ao Internacional. O bom desempenho imediatamente – sete gols e três assistências em 32 jogos – fez o Colorado efetuar a compra definitiva no fim do ano por 4,5 milhões de euros (R$ 24,8 milhões na cotação da época).

Em 2023, Wanderson foi um dos destaques do Internacional, nesta que foi a melhor temporada do atleta no futebol brasileiro. Com 61 partidas disputadas, foi o segundo jogador com mais jogos do Colorado, uma a menos que o recordista Alan Patrick. E além dos oito gols, ele deu 12 passes para gol durante o ano e foi o líder de assistências do clube de Porto Alegre no ano. 

Inclusive, um dos momentos de destaque de Wanderson foi justamente diante do Cruzeiro. Em 5 de novembro de 2023, o Inter visitou o Mineirão e venceu por 2 a 1, em jogo da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o ponta iniciou a jogada do primeiro gol – marcado por Maurício – e foi responsável pela segunda bola na rede após arrancada e chute cruzado. 

Já em 2024, Wanderson caiu de rendimento devido aos problemas físicos. Ele teve entorse no tornozelo esquerdo e uma contusão na panturrilha esquerda. O ponta ainda ganhou um concorrente que deixou justamente o Cruzeiro. Wesley aproveitou as chances e foi o destaque do Colorado na temporada, diminuindo ainda mais a minutagem de Wanderson. Foram cinco gols e cinco assistências em 43 partidas disputadas, sendo apenas 24 como titular. 

Neste ano, Wanderson atuou em todas as nove partidas do Internacional, sendo titular do time de Roger Machado em sete jogos – os principais duelos. Ele fez um gol e deu uma assistência nesses compromissos pelo Campeonato Gaúcho. 

Negociação entre Cruzeiro e Internacional por Wanderson 

A negociação entre Cruzeiro e Internacional por Wanderson envolve outro jogador porque o clube gaúcho está em dívida com os mineiros. Conforme divulgado pela Raposa em setembro do ano passado, o Colorado não havia pago uma prestação de R$ 2,8 milhões pela compra do atacante Wesley. 

Assim, o clube celeste entrou com ação na Câmara Nacional de Resolução e Disputas (CNRD). Além disso, Pedrinho revelou que a negociação por Wanderson deve envolver o empréstimo de um jovem jogador do Cruzeiro ao Inter, mas não disse o nome. Se o negócio não der certo, a Raposa pagará uma quantia “irrisória” ao clube do Sul. 

“Temos o compromisso de emprestar um jogador para eles (Internacional). É um garoto, se estiver disponível. Se não estiver, vamos pagar uma quantia que é tão irrisória que eu não vou nem falar (risos)”, explicou Pedro Lourenço à Band. 

O dono do Cruzeiro ainda disse que o Colorado pediu o meia Japa, do Cruzeiro, de 21 anos. Entretanto, a proposta foi negada porque a Raposa deseja contar com o jogador. 

“Todo mundo quer o Japa, mas não vamos liberar, não. O Japa é um cara que temos certeza que vai ser um grande jogador. Nós apostamos muito nele”, completou Pedrinho.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM