Central do Minas, Júlia Kudiess estará em Paris, para a Olimpíada. Contudo, não da forma como ela e os fãs gostariam. A jogadora não estará em quadra para disputar os Jogos Olímpicos. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) selecionou 12 atletas que vão à França por meio do projeto ‘Vivência Olímpica’.
O programa do COB reuniu jovens representantes de diferentes modalidades com potencial de participação em futuras edições dos Jogos. Divididos em duas turmas, os atletas estarão em Paris a partir de 27 de julho, um dia depois da cerimônia de abertura.
“A ideia do programa é fazer que os jovens de fato vivenciem o que são os Jogos Olímpicos e comecem a se ambientar com esse universo. Em Paris eles vão poder acompanhar tudo o que envolve a operação do COB para os atletas do Time Brasil e vão sentir o gostinho do que é fazer parte dos Jogos Olímpicos. Tenho certeza de que sairão muito motivados para voltarem como atletas efetivos nas próximas edições”, pontuou o diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, Kenji Saito.
Em 2024, o lema do Vivência Olímpica é priorizar a equidade de gênero – foram seis homens e seis mulheres selecionadas, além da diversidade de modalidades (doze no total). Os atletas tiveram que atender critérios de eligibilidade, como terem resultados internacionais expressivos em suas respectivas modalidades e terem potencial de desenvolvimento para futuras classificações olímpicas.
A primeira turma de atletas ficará em Paris de 27 de julho a 1º de agosto, enquanto a segunda participará entre 2 de agosto e 7 de agosto.
Veja os selecionados
- Ryan Kainalo, do surf
- Taiane Justino, do levamento de pesos
- Lucas Fonseca, da vela
- Celine Bispo, da natação
- Matheus Melecchi, das águas abertas
- Pedro Oliveira, do vôlei de praia
- Rebeca Lima, do boxe
- Thiago Resende, do atletismo
- Yuri Guimarães, da ginástica artística
- Júlia Kudiess, do vôlei
- Kaillany Cardoso, do judô
- Isabelle Estevez, do tiro com arco
Todos eles vão estar inseridos na atmosfera olímpica, com direito a imersão na vila, visitas às instalações do Time Brasil e acompanhamento de competições, além de terem palestras e bate-papos com embaixadores, atletas e treinadores.
Fora por lesão
Julia Kudiess era um dos nomes cotados na lista de Zé Roberto para Paris. Contudo, a central ficou fora da Olimpíada de Paris. Destaque na última temporada da equipe minas-tenista e com a Seleção Brasileira na disputa da Liga das Nações, a jogadora sofreu lesão ligamentar no joelho direito e microfratura do platô tibial.
A notícia Vôlei: COB seleciona Júlia Kudiess para ir à Olimpíada de Paris mesmo lesionada foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque.