O Vitória parece ter guardado o fôlego para o segundo turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Com desempenho positivo na última metade do torneio nacional, deixou a zona de rebaixamento e pode descolar vaga na Copa Sul-Americana.
O Leão da Barra encerrou o primeiro turno com derrota para o Flamengo por 2 a 1, em casa, no Barradão. Àquela altura, ocupava a 18ª colocação na tabela de classificação, com 15 pontos. Somava apenas quatro vitórias, três empates e 12 tropeços.
As atuações preocupantes resultaram na queda do técnico Léo Condé. O comandante deixou o clube em 14 de maio, após sequência de seis jogos sem triunfo. No mesmo dia, o Vitória oficializou a contratação de Thiago Carpini.
Demorou, mas o novo treinador parece ter organizado o elenco. Desde o início do segundo turno, o Vitória mais venceu do que empatou ou perdeu. São oito triunfos, duas igualdades e cinco derrotas.
Ao vencer o Criciúma por 1 a 0, nesta quarta-feira (20/11), no Heriberto Hülse, pela 34ª rodada do Brasileiro, o Leão escalou para a 12ª posição, com 41 pontos. Ocupa, portanto, espaço que dá vaga na fase de grupos da Sul-Americana de 2025.
A quatro rodadas do fim da Série A, a situação do Vitória ainda não está definida. De olho na disputa do torneio continental, a equipe ainda briga contra o rebaixamento. O próprio Criciúma abre o Z4, com 37 tentos – diferença de quatro unidades.
Próximos compromissos do Vitória
No restante do campeonato, o Vitória não terá missão simples, já que medirá forças com times que ocupam a primeira parte da tabela, com exceção do Grêmio. Dos quatro jogos que ainda disputará, dois serão em casa.
- Botafogo x Vitória – 23/11 – 19h30 – Nilton Santos – 35ª rodada
- Vitória x Fortaleza – 1º/12 – 18h30 – Barradão – 36ª rodada
- Vitória x Grêmio – 4/12 – a confirmar – Barradão – 37ª rodada
- Flamengo x Vitória – 8/12 – a confirmar – Maracanã – 38ª rodada