22/11/2024
03:03

Vinicius Júnior dá nome à lei de combate ao racismo e à homofobia no RS

Vinicius Júnior dá nome à lei de combate ao racismo e à homofobia no RS

Vinicius Júnior dá nome à lei de combate ao racismo e à homofobia no RS (Vinicius Júnior é frequentemente alvo de ofensas racistas)

Nesta segunda-feira (8/7), no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, do presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio Alexandre Bugin, do coordenador do projeto Clube de Todos Juliano Ferre, da advogada Bruna Kellermann, de autoridades políticas, públicas e lideranças de movimentos de combate ao racismo à discriminação racial, foi sancionada a Lei Vini Jr.

Ela determina a interrupção de partidas realizadas em estádios ou arenas do estado até que o ato suspeito de racismo ou homofobia seja cessado. Em caso de recorrência, os atletas se retirarão do gramado por dez minutos. Já em caso de insistência do criminoso, a partida deverá ser encerrada.

Se ocorrer antes do apito inicial, o árbitro terá a liberdade de suspender o duelo, dependendo da gravidade do caso. Por fim, serão divulgados por organizadores e administradores dos estádios o protocolo estabelecido pela lei por meio de recursos visuais.

Segundo Alexandre Bugin, o Grêmio irá incluir no estatuto o combate às discriminações. O projeto já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa um dia depois de três pessoas serem presas por atos de racismo contra o brasileiro Vini Jr. na Espanha.

Em 2019, quando o combate ao racismo no futebol foi instituído em 2019 pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), o Grêmio lançou, no mesmo ano, o projeto Clube de Todos, incluindo protocolos de conscientização sobre a prática criminal em diferentes áreas do clube.

A notícia Vinicius Júnior dá nome à lei de combate ao racismo e à homofobia no RS foi publicada primeiro no No Ataque por Gazeta Press.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br