Com o fim da temporada, o Atlético inicia os movimentos nos bastidores para reforçar o elenco. Apesar de ainda não ter o técnico definido para 2025, o clube já identifica algumas carências.
Uma delas, segundo o diretor de futebol do Galo, Victor Bagy, é a ausência de pontas. Nesta temporada, o time contou apenas com os jovens Alisson e Palacios, sendo que ambos têm preferência por atuar pelo lado direito.
“É uma busca sim que nós temos. Mas não é que nós não tenhamos. Temos dois jovens, Alisson e Brahian (Palacios), que não conseguiram ter uma sequência para que fossem postulantes à titularidade”, admitiu Victor.
O executivo, no entanto, fez questão de elogiar os atletas. Os dois foram reservas de Gustavo Scarpa – um meia que atuou no setor, sem características de um ponta.
“O Alisson mais avançado, sempre que entrou teve boas situações. Sofreu um pouquinho fisicamente em termos de lesões, mas é um jogador que temos uma expectativa muito grande. O próprio Brahian, no primeiro ano no Brasil, evoluiu muito fisicamente, vem evoluindo taticamente, que é um ponto que ele precisa trabalhar bem”, pontuou.
O perfil buscado pelo Atlético
Do outro lado, os responsáveis por ocupar o corredor geralmente foram os laterais-esquerdos Guilherme Arana e Rubens. Os meias Zaracho e Bernard e o atacante Paulinho chegaram a ser utilizados como pontas, mas também não são atletas com repertório de dribles, por exemplo.
Diante disso, Victor entende que será importante para o Atlético contratar um jogador para a posição, que ele enxerga ser uma das mais decisivas no mundo.
“Mas sim (estamos em busca). Isso no futebol mundial são jogadores mais decisivos, que têm esse perfil invertido, que trazer para dentro para fazer o arremate ou esse cruzamento. Estamos em busca de perfis assim também”, explicou.
Por fim, destacou a necessidade de qualificar o elenco. O executivo espera que o clube tenha condições de trazer apenas jogadores com capacidade de agregar e entrar na rotação
“É identificar as carências, sermos assertivos e qualificar. O importante é qualificar, não trazer somente para compor ou dar satisfação para torcedor e imprensa, mas trazer jogadores que possam trabalhar dentro de um núcleo de rotação, que possam ser titulares e sempre manter o nível competitivo e performático da equipe”, projetou.
Atlético no mercado
O Atlético deverá anunciar o novo técnico antes de fazer mais movimentos no mercado da bola. Em relação às saídas, o único que confirmou a despedida foi o lateral-direito Mariano.