O Atlético tem adotado postura silenciosa no mercado da bola – tanto na busca por um treinador como na busca por contratações. O diretor de futebol Victor Bagy, no entanto, deu indícios de como deve ser a atuação do clube neste período entre temporadas ao citar as premissas da diretoria para o planejamento de elenco para 2025.
As declarações foram dadas em entrevista concedida em 8 de dezembro, após vitória do Atlético sobre o Athletico-PR, por 1 a 0, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Victor respondeu críticas ao elenco alvinegro – avaliado por boa parte da torcida como “desequilibrado” para competir em alto nível no cenário nacional.
“Qual equipe do futebol mundial que você consegue rodar 11 jogadores e manter o nível de atuação? Talvez aí esteja o nosso grande erro. Você pode fazer – e é necessário fazer – essa oxigenação para manter o nível esportivo, mas rodando três, quatro jogadores de uma vez, não 11. É difícil, até por uma questão de ritmo. Mas entendemos sim que precisamos nos reforçar, precisamos equilibrar melhor o elenco”, analisou.
Em seguida, o dirigente revelou uma das bases de atuação do Atlético no mercado da bola: tentar rejuvenescer o grupo de atletas na próxima temporada. O discurso se alinha com declarações recentes de gestores da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Galo, que por repetidas vezes enfatizaram a necessidade de que o clube invista em jogadores com bom potencial de revenda.
“Até o dia que a gente classificou para as finais de Copa do Brasil e Libertadores, todas as contratações do meio do ano tinham sido assertivas. Agora, a gente está questionando elenco… Mas, como eu falei, a gente realmente tem que planificar onde temos que evoluir. Acho que nós precisamos sim também dar uma oxigenada, ter um time um pouco mais jovem e é essa a busca que a gente tem feito dentro das nossas análises de mercado”, frisou Victor.
“Não adianta querer fazer loucura”, afirma Victor
O ídolo do Atlético também reafirmou a importância de que as medidas no mercado não extrapolem os limites orçamentários do clube. A fala indica que o Galo seguirá em busca de reforços pontuais para o elenco, evitando uma reformulação mais significativa.
“Que caibam também dentro do nosso perfil orçamentário, porque não adianta também a gente querer fazer loucura. Chegar aqui prometendo milhares de nomes. Mas temos que assertivos dentro das nossas escolhas e dentro daquilo que entendemos como carências”, disse.
“O objetivo é sempre qualificar, fazer com que o nosso time seja cada vez mais competitivo, porque sabemos que 2025 será um ano em que teremos que voltar à Libertadores e um clube com a grandeza do Atlético sempre tem que estar beliscando títulos ou brigando por eles – sempre o nosso objetivo aqui dentro”, concluiu.
O Atlético disputará Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana em 2025. Antes de definir o elenco, de toda forma, o departamento de futebol trabalha para acertar a contratação de um novo treinador para a próxima temporada.
A notícia Victor cita premissas da diretoria do Atlético para planejamento de elenco foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas