(foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)
O Minas conquistou o bi da Copa Brasil Masculina de Vôlei neste domingo (16/2) e assumiu a segunda colocação do ranking dos maiores campeões da história do torneio nacional de mata-mata. O líder ainda é o dominante Cruzeiro, dono de oito taças. Veja todos os vencedores no fim da matéria.
A primeira edição da Copa Brasil Masculina de Vôlei ocorreu em 2007, com título do Cimed. Depois disso, o torneio da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) retornou às atividades em 2014, seguindo em disputa até os dias atuais.
Atualmente, o formato da competição de mata-mata é conectado diretamente com a Superliga. Ao fim do primeiro turno, os oito melhores colocados se classificam e vão à Copa Brasil em um cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).
Na atual temporada, as quartas de final foram disputadas entre 29 e 31 de janeiro, com os melhores colocados tendo a vantagem de jogar em casa. Já o Final Four da Copa Brasil Masculina de Vôlei ocorreu em São José, entre 15 e 16 de fevereiro, com título do Minas Tênis Clube em final contra o Joinville.
Veja ranking dos maiores campeões da Copa Brasil Masculina de Vôlei
- Cruzeiro – 8 títulos
- Minas – 2 títulos e 2 vices
- Taubaté – 2 títulos e 1 vice
- Cimed – 1 título
- Sesi – 4 vices
- Campinas – 3 vices
- São José, Guarulhos e Joinville – 1 vice