21/11/2024
22:51

veja delegações que não levaram atletas mulheres < No Ataque

Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Paris 2024 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

A Olimpíada de Paris 2024 começou oficialmente nesta sexta-feira (26/7). Durante 19 dias, 10.971 atletas de 206 países competirão no maior evento esportivo do mundo. Um dado chama atenção: entre as delegações garantidas nos Jogos Olímpicos, seis não contam com mulheres. E não há nenhum país representado exclusivamente por atletas do sexo feminino.

Belize

Belize, país localizado na América do Norte, encabeça a lista. Apenas um atleta compõe a delegação: Gill Shaun, do atletismo. Nesta edição da Olimpíada, ele competirá nos 100 metros rasos.

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau, na costa atlântica ocidental da África, não levou nenhuma mulher a Paris. Lá, o problema é sócio-cultural. As mulheres não têm as mesmas oportunidades e são constantemente alvo de violência.

Estudo desenvolvido em 2021, com participação da Fundação Fé e Cooperação (FEC), divulgou que 67% das mulheres já foram vítimas de violência por homens.

A pequena delegação do país é composta por seis competidores: Camara Seco, do atletismo, Gomis Paivou, do taekwondo, Iuna Fafe Diamantino e Ndum Bacar, da luta, Mane Bubacar, do judô, e Rogery Pedro, da natação.

Iraque

No Iraque, localizado no Oriente Médio, a prática esportiva por pessoas do sexo feminino não é bem vista. A violência de gênero também é questão preocupante no país patriarcal. A ausência de mulheres na delegação é reflexo do tratamento dado a elas.

São 23 atletas iraquianos na Olimpíada. Desses, 19 representam a equipe de futebol masculino. Os outros são Al-Zinkee Hasan, da natação, Rubaiawi Ali Ammar, do levantamento de peso, Sehen Sajjad, do judô e Yaseen Taha, do atletismo.

Liechtenstein

Liechtenstein, na Europa, é um dos países com a menor população no mundo. Apenas um atleta compõe a delegação: Puentener Romano, do ciclismo.

Nauru

Nauru, na Oceânia, é o menor país insular do mundo. O único representante na Olimpíada é Kakiouea Winzar, do atletismo.

Somália

Somália, na África, fecha a lista de países que não têm representantes mulheres nos Jogos Olímpicos. Hassan Ali, do atletismo, é o único classificado.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br