Motivado pela classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro quer dar uma resposta convincente ao torcedor no Campeonato Brasileiro. Depois de tropeçar contra Fortaleza (2 a 1), Atlético (0 a 0) e Vitória (2 a 2), a Raposa precisa dar a volta por cima contra o Internacional, na noite deste domingo (25/8), às 19h, no Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, pela 24ª rodada da Série A.
Os comandados do técnico Fernando Seabra iniciaram a rodada na sétima posição, com 37 pontos. Já a equipe treinada por Roger Machado está no 13º lugar, com 25, e luta para entrar na zona de classificação à Sul-Americana do ano que vem.
Nesta rodada, o Cruzeiro tem como único objetivo entrar no G6 da competição. Para isso, precisa vencer o Internacional e torcer por um tropeço de São Paulo (sexto, com 38 pontos) ou Bahia (quinto, com 38). A reportagem de No Ataque traz abaixo os cenários para o time celeste conforme o resultado no Beira-Rio.
Vitória do Cruzeiro
A Raposa chegará aos 40 pontos caso vença o Inter. No melhor dos cenários, poderá subir para a quinta posição. No entanto, será preciso que o Bahia deslize contra o líder Botafogo, neste domingo (25/8), às 16h, na Fonte Nova, e o São Paulo tropece diante do Vitória (17º, com 22 pontos), no mesmo dia, às 18h30, no Morumbis.
Se o time baiano perder ou empatar com a equipe carioca, o máximo de pontos alcançado por ele seria 39. Dessa forma, o Cruzeiro passará à frente do adversário por um. O mesmo ocorreria caso o Tricolor Paulista repita este cenário.
Na pior das hipóteses, considerando um triunfo dos concorrentes diretos ao G6, o Cruzeiro terminará a rodada na cola dos adversários. Por sua vez, continuará na sétima rodada.
Empate no Beira-Rio
Em caso de empate fora de casa, o Cruzeiro só conseguirá entrar na zona de classificação momentânea à Libertadores de 2025 se São Paulo ou Bahia perderem. O time celeste chegaria a 38 pontos e igualaria aos rivais, mas levaria vantagem no número de vitórias, que seria 12 contra 11 dos demais.
Se São Paulo e Bahia empatarem ou vencerem, a Raposa permanecerá na mesma posição, já que não pode ser alcançada nesta rodada pelos concorrentes que estão abaixo na tabela.
Derrota da Raposa
Por fim, uma derrota para o Colorado deixaria o Cruzeiro estagnado na sétima colocação. A equipe celeste permaneceria com 37 pontos e não seria ultrapassada por nenhum clube.