O Atlético atravessa momento turbulento na temporada. Após os dois vices – na Copa do Brasil e na Copa Libertadores -, o time amarga o mau desempenho no Campeonato Brasileiro. Para virar a chave e se recuperar nesta reta final da competição, o Galo enfrenta o Vasco, nesta quarta-feira (4/12), às 19h, em São Januário, pela 37ª – e penúltima – rodada. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações sobre a partida: onde assistir e escalações.
Como se não bastasse a decepção com o vice nas Copas, o alvinegro mineiro coleciona outra frustração: está fora da Libertadores 2025. Em 13° lugar, com 44 pontos, o Atlético ainda corre risco de rebaixamento e, por consequência, ainda não garantiu vaga na Copa Sul-Americana.
Além disso, a equipe vem de um jejum longo: já são 11 jogos sem vitória. Contudo, não mais tempo para esperar a reação – faltando duas rodadas para o fim do campeonato, o Atlético precisa vencer se quiser ficar entre os classificados para a Sul-Americana.
O Cruz-Maltino está em situação semelhante à do Galo e briga pelos mesmos objetivos – o confronto é tido como ‘direto’ na tabela. O time carioca é o 12º colocado com a mesma pontuação dos mineiros por levar vantagem no número de vitórias (12 a 10).
Vasco x Atlético: onde assistir
O duelo pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro terá transmissão somente por serviço de assinatura na TV fechada (pay-per-view).
- Premiere
Vasco x Atlético: escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Saiba quem deve iniciar jogando em São Januário.
Vasco
O técnico Felipe Maestro deve manter a formação do empate com o Atlético-GO por 2 a 2.
A equipe conta com apenas três baixas. O meio-campista Estrella e o atacante Adson, que já estão em fase de recondicionamento físico, e atacante David, que operou recentemente. Os dois primeiros já fazem trabalhos no campo, mas não devem estar à disposição este ano.
Outra preocupação do Vasco era com o atacante Rayan, que sofreu um choque de cabeça no empate com o Atlético-GO e deixou o campo mais cedo. Contudo, o jogador se recuperou bem e não deve ser desfalque diante do Galo.
- Provável escalação do Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Léo, Lucas Piton (Leandrinho), Hugo Moura, Mateus Carvalho, Sforza, Coutinho, Rayan (Emerson Rodríguez) e Vegetti.
- Desfalques do Vasco: Adson (fratura na tíbia da perna direita), Estrella (lesão no joelho direito) e David (rompimento de ligamento cruzado do joelho esquerdo)
Atlético
O Atlético tem quatro desfalques para o duelo e segue sem contar com o meio-campista Zaracho e os atacantes Cadu e Paulinho.
Dessa forma, a tendência é que o técnico Gabriel Milito repita parte da formação da final da Copa Libertadores, em que o Galo perdeu para o Botafogo (3 a 1), no último sábado (30/11). A ideia é que o time venha com força total para o jogo, já que precisa do resultado positivo para recuperar posições no Brasileiro e se livrar de qualquer ameaça de queda, além das de ficar ao menos próximo das metas para 2025.
O principal desfalque é Paulinho, que vinha convivendo com dor óssea na canela direita desde o meio da temporada. O jogador anunciou que fará cirurgia para corrigir o problema e por isso será poupado da partida diante do Vasco.
Além dele, o meio-campista Bernard também não viajou. Ele ficou na fisioterapia após levar pancada no joelho direito.
Com isso, a única mudança deve ser no ataque. Com a ausência de Paulinho e Bernard, a opção mais provável é o chileno Eduardo Vargas.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Vargas, Hulk e Deyverson.
- Desfalques do Atlético: Zaracho (lesão na região posterior da coxa esquerda), Cadu (lesão no joelho direito), Paulinho (lesão na canela direita) e Bernard (pancada no joelho direito)
Vasco x Atlético: personagens
- Felipe Maestro, técnico do Vasco: “Procuramos trabalhar durante a semana não só a parte tática, mas também o mental dos atletas. A gente espera poder continuidade a esses atletas para, contra o Atlético, conseguir os três pontos”
- Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Agora, é claro, o que precisamos é recuperar a força, levantar o ânimo dos jogadores para jogar a próxima partida com o Vasco e depois fechar o campeonato contra o Athletico-PR. É claro que somos conscientes de que necessitamos ganhar as duas partidas para ter a chance de ingressar na Copa Libertadores ou, se não der certo, ingressar na Copa Sul-Americana”
Vasco x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Douglas Pagung (ES)
- VAR: Daiane Muniz (SP)
A notícia Vasco x Atlético: onde assistir, horário e escalações pelo Campeonato Brasileiro foi publicada primeiro no No Ataque por Izabela Baeta