O gol do Internacional na derrota por 2 a 1 para o Atlético nessa quarta-feira (26/6), no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, foi marcado após o meia Alan Patrick aproveitar rebote de pênalti defendido pelo goleiro Matheus Mendes. A penalidade foi assinalada pelo árbitro após consulta ao árbitro assistente de vídeo (VAR). A análise do lance foi divulgada pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (27/6).
Pouco antes da metade do segundo tempo, o zagueiro Igor Rabello cometeu falta em Wesley quase no limite da grande área, após o atacante tentar driblá-lo. Inicialmente, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira mandou o jogo seguir, mas mudou de ideia após ser chamado pelo VAR e rever o lance.
No início do áudio divulgado pela CBF, o árbitro defende que não foi pênalti: “Pra mim o jogador (Rabello) sai (do contato). Não vejo (pênalti). Eu vejo o Igor Rabello tirando o pé”.
Contudo, a arbitragem de vídeo revisou o lance e discordou do juiz de campo: “Ele não tira em nenhum momento o pé, ele mantém. Isso é contato si, (o Igor Rabello) derruba o jogador. Recomendo revisão para possível penal”.
Ao rever o lance no vídeo, Luiz Flávio de Oliveira mudou de ideia: “Estou voltando (para o campo) para marcar um tiro penal sem cartão amarelo. (Igor Rabello) foi imprudente)”.
Igor Rabello admitiu pênalti
Após a partida, o defensor de 29 anos se pronunciou sobre o pênalti cometido. Ele não fez nenhuma crítica à decisão do juiz, disse que tentou tirar o pé e assumiu a responsabilidade.
“Temos que enaltecer isso, o jogo foi bom, conseguimos jogar. Abrimos o placar. Infelizmente, eu assumo a responsabilidade pelo pênalti total. É um lance complicado, porque tento tirar o pé. Não sou eu que ataco ele, ele que vem em velocidade. Mas assumo a responsabilidade. Estávamos bem no jogo, merecemos a vitória. Papai do céu abençoou a gente com uma vitória”, afirmou o jogador, na zona mista.
Atlético no Brasileiro
Com o resultado, o Atlético volta a vencer no Brasileiro após três rodadas, chega a 17 pontos e ocupa o nono lugar. O próximo compromisso será diante do Atlético-GO, no domingo, às 11h. O duelo será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte.