Os torcedores do Atlético já se acostumaram com viradas heroicas protagonizadas pelo time. Nas três principais conquistas recentes do clube – a Copa Libertadores de 2013, a Copa do Brasil de 2014 e o Campeonato Brasileiro de 2021 -, o Galo saiu perdendo em confrontos decisivos, mas mostrou poder de reação para buscar vitórias cruciais.
Em 2013, o alvinegro perdia a ida das quartas, para o Tijuana-MEX, por 2 a 0, mas buscou o empate. Na volta, começou perdendo, conseguiu empatar e, nos minutos finais, contou com o brilho do goleiro Victor, que pegou pênalti batido pelo atacante Riascos. Na semifinal, contra o Newell’s Old Boys-ARG, e na final, contra o Olimpia-PAR, cenário parecido: perdeu os jogos de ida, fora de casa, por 2 a 0, mas devolveu o placar na volta e venceu nos pênaltis.
Em 2014, nas quartas, contra o Corinthians, e na semifinal, contra o Flamengo, o Atlético conseguiu façanhas ainda mais improváveis: perdeu as partidas de ida por 2 a 0, fora de casa, e ainda começou perdendo nos jogos de volta, mas conseguiu marcar quatro gols, vencer por 4 a 1 e despachar os adversários.
Em 2021, as duas últimas vitórias do Galo antes de se consagrar campeão brasileiro foram de virada: na 35ª rodada, no Mineirão, começou perdendo por 1 a 0 para o Fluminense, mas buscou o 2 a 1 com dois gols de Hulk. Na 36ª, perdia por 2 a 0 para o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, mas conseguiu reverter para 3 a 2 com gol de Hulk e dobradinha de Keno, sacramentando o título.
Neste domingo (10/11), na Arena MRV, o Atlético terá que se inspirar nas históricas façanhas de seu passado recente para conquistar o tricampeonato da Copa do Brasil contra o Flamengo. A ida, no Maracanã, terminou com vitória por 3 a 1 do rubro-negro. Mas, afinal, o torcedor alvinegro acredita em mais uma virada heroica? O No Ataque foi às ruas de Belo Horizonte para descobrir.
‘O Galo é o time do impossível’
O criador de conteúdo digital Jorge Benevenuto, de 26 anos, está certo de que o Atlético “vai reverter o placar e ser campeão”. “O Galo é o time do impossível”, disse ele, à reportagem.
O jovem, no entanto, crê que a decisão contra o Flamengo terá emoção – palpitou que o Galo devolverá o 3 a 1 da ida e vencerá nos pênaltis, embalado pelo atacante Hulk, que, para o influenciador, será a estrela da partida.
‘Gol do Kardec não foi por acaso’
O servidor público César William Passos, de 48 anos, acredita ainda mais na virada devido ao gol do atacante alvinegro Alan Kardec na ida, no Maracanã, que diminuiu a vitória do Flamengo de 3 a 0 para 3 a 1.
“O gol do Alan Kardec no Rio não foi por acaso. Aqui vai ser 3 a 0, eu acredito. Vamos fazer o primeiro gol, abrir o placar, aí a Massa vai pôr pressão e vamos ganhar o primeiro título nacional na Arena MRV”, cravou.
César ainda avaliou a atuação do time de Gabriel Milito no jogo da ida e cornetou a arbitragem por um suposto pênalti não marcado para o Galo no final do segundo tempo.
“No primeiro tempo, o Galo jogou mal, mas no segundo o Milito conseguiu arrumar a casa, deu sufoco no Flamengo, se tivesse mais capricho saía o segundo gol. O Michael deu uma carga no Hulk por baixo, se o juiz levasse para o VAR, poderia marcar pênalti”, comentou.
‘Todo atleticano tem que acreditar até o fim’
A estudante de publicidade Luma Marques, de 21 anos, demonstra otimismo, apesar das circunstâncias. “Eu acredito porque todo atleticano tem que acreditar até o final, ainda não morreram as chances. Jogando em casa, o time com a torcida, vai dar tudo certo”, afirmou.
Ela também cravou o protagonista da decisão na Arena MRV: “Vai ter um gol do Hulk, pelo menos. Ele vai ser o protagonista”.
‘Não é a primeira vez que viramos’
Ismael, de 60 anos, que trabalha em um restaurante no Bairro de Lourdes, na Região Central de Belo Horizonte, evocou as vitórias heroicas do passado para explicar por que acredita na virada sobre o Flamengo: “Nós vamos virar porque não é a primeira vez que fazemos isso, nós já viramos jogos várias vezes”.
Ele também acredita na vitória do Galo por 3 a 0 sobre o rubro-negro, e aposta na Arena MRV como o diferencial: “Em casa nós jogamos bem. A Arena MRV vai fazer muita diferença. Lá dentro nós somos Galo mesmo”.
‘Fé de que o Galo vai ganhar’
A estudante Maria Eduarda Lopes, de 14 anos, acredita que o Galo será campeão nos pênaltis, após vencer por 3 a 1 no tempo regulamentar, embalado por Hulk, que, para ela, será o principal jogador da partida: “O Flamengo é muito bom, mas é o Galo, tenho fé de de que o Galo vai ganhar”.
A jovem torcedora argumenta que, embora a torcida vá fazer festa bonita na Arena MRV, a atmosfera do estádio não deverá influenciar na atuação do time, porque, para ela, “o Galo é bom independentemente do clima”.
Goleada embalada por Hulk e Paulinho
Assim como todos os outros entrevistados pela reportagem do No Ataque, Francielle Mattos, de 28 anos, crê que o Atlético fará três gols e será o grande campeão da Copa do Brasil.
Para ela, o confronto será decidido no tempo normal, com vitória por 3 a 0 – que será construída com gols dos atacantes Hulk e Paulinho.