Torcedor do América, Rafael Sette Cãmara vai fazer do Independência um palco ‘diferente’. Inspirado pelo futebol, ele vai lançar o livro “Dos que Vão Morrer, aos Mortos” antes da partida contra o Operário, neste sábado (6/7), às 11h, no Independência, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O romance, que viralizou no X, antigo twitter, e atingiu quase quatro milhões de pessoas, estará presente na Bienal do Livro de São Paulo, em setembro. A obra conta a história de um jovem que perdeu a mãe de forma violenta e sem explicação – e precisa começar a vida adulta enquanto tenta lidar com o luto e com a falta de respostas.
“Laura, a personagem principal, está fazendo o almoço quando toca o telefone. Ela atende, deixa as panelas no fogo e sai, e seu corpo é encontrado 36 horas depois, em outra cidade. Essa é a história do meu livro e também a minha maior dor, porque foi assim que perdi minha mãe”, explica Rafael Sette Câmara.
O escritor buscou na própria vida as inspirações para a trama – e a morte da mãe não é a única delas. O livro traz descrições detalhadas de paisagens da capital mineira: Praça Sete, Rua Sapucaí, Edifício Maletta, Tobogã da Contorno, Pampulha, Savassi e o Cemitério do Bonfim. O América e o Independência são outra parte significativa na história. O estádio é onde pai e filho acertam pontos da convivência durante uma tensa partida do Campeonato Brasileiro.
“Para quem ama futebol, ele funciona como uma espécie de libertação das dores, das decepções, um expurgo. É uma oportunidade de conversa, de contato entre pai e filho, mãe e filha. Uma mistura de encontro de família com fé”, explica o autor.
Para Rafael, o lançamento no Independência significa a interseção das paixões: “É minha oportunidade de me encontrar com a torcida e mostrar o meu retrato dessa paixão, que me acompanha desde criança e agora me inspirou a escrever.”
O livro “Dos que Vão Morrer, aos Mortos” tem 172 páginas e custa R$ 60. Também pode ser adquirido online, no site da editora Urutau, ou diretamente com o autor Rafael Sette Câmara.